Emef Laurinda Pereira recebe Projeto Banda na Escola

Era uma vez uma banda, com vários instrumentos. Essa banda tinha maestro e homens vestidos de verde, ela chegou em um ônibus que estacionou na porta da Escola Laurinda Pereira Nascimento, em Vila Graúna, e a vizinhança ficou curiosa para saber o que era. As músicas estavam tão bonitas que alguns moradores deixaram seus afazeres e foram ouvi-lás junto aos alunos. Essa história é real e aconteceu na manhã desta segunda-feira (01).

No início da apresentação da banda do Exército a garotada ficou tímida, mas depois foi vendo que o tropa não tem nada de bicho papão. “É uma coisa engraçada, às vezes, a gente chega aos colégios e as crianças ficam assustadas, mas depois que a gente começa a tocar tudo vira festa e alegria”, comenta o tenente e maestro Geraldo César Paulo da Silva.

As músicas tocadas nas apresentações do Projeto Banda na Escola são selecionadas, exclusivamente, para os pequenos. “O repertório é escolhido conforme a idade, nem sempre uma criança de 5 anos pode ouvir uma música que um adolescente de 15 ouve, temos que ter cuidado, porque no mundo de hoje existem músicas com duplo sentido e que fazem apologias, tudo é levado em consideração”, explica o tenente.

A apresentação foi dividida em dois momentos: o cívico e o concerto. Durante o momento cívico os estudantes entoaram o hino nacional, já durante o concerto eles soltaram a voz e cantaram junto com a banda, demonstrando que aprovaram a escolha do repertório.

Um estudo da Universidade McGill, em Montreal, publicado na revista "Nature Neuroscience" comprova que ouvir música faz o cérebro liberar dopamina, substância química que, entre outras ações, provoca sensação de prazer.

A diretora da unidade, Jaqueline Melo Porfírio Rizzo, percebe isso no dia a dia, sobretudo quando os alunos se dispõem a ajudá-la na escolha das músicas cantadas todos os dias durante as entradas.

"A música é uma forma de tornar o aprendizado prazeroso. Todos os dias, durante a entrada, cantamos músicas que despertam valores. Os próprios alunos nos ajudam nas escolhas e eu fico feliz porque eles escolhem canções lindas”.

A gerente de Educação Integrada, Flávia Mendes, lembra que um dos papéis da escola é ampliar o repertório cultural e a receita para fazer isso é uma só: planejamento.

“Tudo depende de um bom planejamento. Se os professores têm uma formação continuada que oferece uma metodologia, eles constroem isso na sala de aula e planejam, ao longo dos anos eles vão desenvolvendo, é através de uma boa metodologia mesmo. O professor pode trazer o repertório cultural através da música, da dança, da fotografia e através disso desenvolver a escrita, Matemática...”, explica.

O Projeto Banda na Escola é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o 38º Batalhão de Infantaria e tem como objetivo valorizar valores cívicos e o respeito aos símbolos nacionais, levar cultura e recreação às escolas e integrar o Exército à comunidade escolar através da música.

A próxima unidade a ser contemplada será a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva em Porto de Santana.