Projeto Escola Mais Cariacica melhora desempenho de alunos

Francisco, de 10 anos, aprendeu a organizar as ideias e colocá-las no papel em forma de texto. Já Maria Luiza, com 12, entendeu a importância da multiplicação e divisão, e já não acha matemática tão difícil assim. Essa mudança só foi possível com o projeto ‘Escola Mais Cariacica’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Tanto Francisco como Maria Luiza, estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina. E os resultados que tanto eles, como os demais estudantes comentam, já podem ser confirmados por meio da primeira avaliação realizada pelo projeto.

“Das 36 questões, divididas entre português e matemática, só errei seis de português e uma de matemática”, conta Francisco, todo orgulhoso do resultado. E completa: “Antes do projeto não era bom em fazer texto. No livro do projeto tem as atividades para casa que ajudam muito. Nunca sabia o que colocar no começo, meio e fim. Ficava perdido. Agora já começo a organizar as ideias do jeito que a professora falou, e consigo produzir direitinho”.

O Escola Mais Cariacica funciona assim: alunos do 5º ao 9º ano tem aulas de matemática e língua portuguesa que funcionam como uma espécie de reforço. Para as turmas do 5º ano o projeto acontece simultâneo com as aulas. Já para os estudantes do 6º ao 9º, o ‘Escola Mais’ é realizado no contra turno.

A futura astróloga ou veterinária, Maria Luiza, entendeu o quanto o compromisso com os estudos fará a diferença quando decidir o curso que quer ingressar no ensino superior. “Conversava demais em sala. Agora comecei a prestar mais atenção. Meus pais sempre falam que posso ir muito longe se prestar atenção e levar os estudos a sério. O projeto vai fazer diferença até quando for tentar o vestibular, principalmente em matemática. Estou me dedicando além do que costumava, e estou melhorando muito”, conta a estudante do 7º ano.

Francisco Evandro Carvalho da Silva e Maria Luiza Motta Lopes fazem parte dos 6.100 estudantes beneficiados com o projeto. Além de aprimorar a qualidade do ensino da rede municipal e proporcionar mais ferramentas para a formação, o Escola Mais Cariacica ainda possibilita o aumento da nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A nota do Ideb é resultante do Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos. Em 2015, a meta foi alcançada. Já em 2017 os resultados não atingiram o resultado estimado pelo índice.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Seminários

O ‘Escola Mais Cariacica’ acontece ao longo do ano, e para estimular o envolvimento das famílias junto ao estudante, foram realizados nove seminários.

Os encontros funcionaram da seguinte forma: em cada região uma escola foi eleita a instituição ‘polo’, àquela que seria palco das reuniões, que contam com a participação da Seme e palestras motivacionais para os pais.

Os seminários foram realizados entre os meses de maio e junho nas Emefs Talma Sarmento de Miranda, Manoel Mello Sobrinho, Terfina Rocha Ferreira,  Valdici Alves Baier, Oliveira Castro, Laurinda Pereira do Nascimento,  Antero José do Nascimento, São Jorge e Padre Anthonius Lute.

Cinema nas Escolas

Como parte do projeto, alunos de oito Emefs receberam, durante o mês de junho, o cinema nas escolas. O objetivo é inspirar e promover a reflexão dos alunos por meio do filme Desafiando Gigantes. O filme é uma obra, escrita, dirigida e atuada por Alex Kendrick, e conta a história de um treinador que, ao enfrentar obstáculos na sua vida pessoal e profissional, acaba descobrindo uma nova filosofia de vida e levando-a para seus atletas e alunos.