Emef Manoel Mello Sobrinho recebe teatro da EcoViver

Foi com os guardas de trânsito Bibi e Fonfon que a criançada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina, aprendeu mais sobre o ser humano como protagonista do desenvolvimento sustentável e as responsabilidades do cidadão no trânsito. O teatro foi realizado nesta quarta-feira (12) para os estudantes do 6º ao 9º ano da instituição.

Aluno do 6º ano, Igor Santos da Silva não segurava a gargalhada e foi com a diversão do teatro que aprendeu coisas novas. “Aprendi que para construir uma casa precisamos dar uma distância de 40 metros da rodovia. Também não sabia que tinha uma placa avisando que não podia usar o celular. Quando o meu pai dirige, ele costuma ver o celular. Agora vou falar que não pode porquê corremos o risco de um acidente”, disse.

A tarde de diversão ficou por conta do projeto EcoViver, que em parceria com a Gerência de Educação Integrada, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), leva peças teatrais sobre desenvolvimento sustentável e segurança no trânsito para várias escolas do estado. Esse é o primeiro ano que Cariacica recebe o programa.

“O trânsito e a sustentabilidade caminham juntos. Com o teatro abordamos o assunto em uma linguagem especialmente para as escolas, e dentro desse universo abordamos vários assuntos, como:  não jogar lixo nas vias, não usar o celular enquanto dirige, pontos viciados de lixo e suas consequências, e muito mais”, explica a coordenadora da EcoViver, Bruna Santos.

A Sophia Sarmento Batista, do 8º ano, aprovou o conteúdo e a forma que foi transmitido. “É muito importante reforçar essa questão do trânsito e do cuidado com o meio ambiente, afinal no futuro somos nós que vamos cuidar. Se a gente não preservar, vamos perder. Aqui na escola temos muitas experiências legais como essa, de entender mais sobre o ensino social por meio do teatro ou outras ações interativas”, destaca.

A diretora da Emef, Racielli Almonfrey, falou o quanto esse tipo de ação impacta na vida dos estudantes. “O que eles aprendem aqui, eles levam para o dia a dia com a família, e a partir daí passam a emitir novas informações e conteúdo para os pais. O trabalho sobre sustentabilidade é diário, já transformamos um ponto viciado de lixo, ao lado da escola, em uma área ambiental, e são com esses ensinamentos que vamos plantando novos olhares”, conta.

O projeto tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), promovido pela Organização das Nações Unidas (Onu) e utiliza o teatro como ferramenta didática para comunicação e expressão dos alunos.