Paratleta do município é primeiro lugar na etapa estadual de VA'A

Mais uma vitória para Cariacica. A paratleta de remo e canoa havaiana Fátima Pinheiro foi campeã na primeira etapa do estadual de VA'A, na categoria canoa havaiana OC1 feminina PARAVA'A, realizado em Vila Velha, no início do mês.


A atividade física foi uma recomendação médica, já que Fátima possui Lesão do Plexo Braquial (LPB). A paratleta de 36 anos reside em Itanguá e começou suas atividades com o remo adaptado em 2016, já seu interesse pela canoa havaiana começou há pouco tempo, cerca de 3 meses, mas já rendem bons frutos.


Fátima divide seu tempo entre o trabalho e os treinos, em época de campeonato sua rotina se torna mais intensa. “Atualmente, estou treinando mais para canoa. Eu trabalho de manhã e consigo treinar pelo três vezes na semana à tarde, na Curva da Jurema”, relata.


A paratleta foi contemplada com o bolsa atleta, da Prefeitura de Cariacica, em 2017 e, agora, em 2019 novamente. Desde o início de sua trajetória no esporte, ela já participou do Campeonato Brasileiro de Remo em 2016, 2017 e 2018. Além de participações na copa Sul e Sudeste, em 2017 e Norte e Nordeste, em 2018.


Hoje, o esporte significa qualidade de vida, segundo a esportista, já que conseguiu cessar as dores de sua lesão e ressalta seus próximos objetivos. “Pretendo melhorar a marca do último Campeonato Brasileiro de Remo e alcançar o pódio”.


 


Texto: Yvena Plotegher


Jornalista responsável: Alcione Coutinho