Taxistas devem realizar avaliação periódica dos taxímetros no Ipem-ES

Taxistas de Cariacica devem procurar o Instituto de Pesos e Medidas do do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) – órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para execução da verificação metrológica periódica dos taxímetros. O procedimento é obrigatório para os taxistas que estão com o certificado de verificação metrológica do taxímetro vencido ou próximo de vencer.


O objetivo da verificação é garantir o correto funcionamento do equipamento para que não haja prejuízos aos taxistas e passageiros. 


Cabe aos taxistas estarem atentos ao certificado do taxímetro, observando a data da última realização da verificação. O período de agendamento para os profissionais de Cariacica vai até 16 de agosto. A verificação feita pelo Ipem-ES será entre 19 e 28 de agosto. 


Verificação


Para solicitar a verificação, basta acessar https://servicos.rbmlq.gov.br/Agendamento, selecionar "Espírito Santo" como Estado da ação, preencher o CPF e clicar em "Consultar". A partir daí, o internauta irá verificar se os dados do permissionário e do veículo estão corretos. 


Selecione então em "Agendar", "Selecionar" e "Confirmar". O sistema irá fazer a verificação e determinará a data e o local do agendamento.


Os taxistas que estiverem trafegando com taxímetro irregular poderão ser autuados e penalizados com multa. Dúvidas podem ser esclarecidas no Ipem-Es pelo 3636-6087.