Grupo de dança Bailados de Cazenga se apresenta em Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Gerência de Igualdade Racial, recebeu nesta segunda-feira (03), no Centro Cultural Frei Civitella, a apresentação do Grupo de Danças Ancestrais – Bailados do Cazenga, de Luanda, Angola. O evento teve como convidados, cerca de 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Talma Sarmento.

Antes da apresentação, o grupo foi convidado a conhecer um pouco da cultura de Cariacica. Foram até o bairro de Roda D´Água, área rural do município, e conheceram um pouco sobre a história do personagem João Bananeira e o Congo de Máscaras. Logo após, os angolanos visitaram a sede da Prefeitura e foram recebidos pelo vice-prefeito, Nilton Basilio. Antes de irem embora, os visitantes receberam um certificado de visita.

Integrante do grupo, Martins Romão Mota, 28 anos, destaca a conexão entre os países. “A ligação entre Brasil e Angola sempre foi muito forte, a conexão vem desde ancestrais. Tivemos o prazer de conhecer um pouco sobre a cultura do congo, que se assemelha muito com a nossa história.”

Martins ainda exalta a oportunidade de mostrar um pouco da historia de seus antepassados. “Esse intercâmbio ajuda a ilustrar aqui no Brasil, o que foi o povo antigo. Viemos fortalecer essa conexão, e dar visibilidade aos nossos ancestrais, por isso, apresentamos uma dança que simboliza o guerreiro, a luta por terras”. O grupo se apresenta no próximo dia 11, no Teatro Sônia Cabral, em Vitória.

Para o gerente de Igualdade Racial, Sandro Cabral, é de suma importância esse intercambio cultural. “A ideia foi trazer esse grupo, aproveitando a turnê deles no Brasil, convidamos alunos da rede municipal de educação, para propositalmente gerar nesses jovens, um despertar para nossa cultura e todos gostaram muito”, destaca Sandro. O evento também contou com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Educação.

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Alcione Coutinho