Poemas de alunos da Emef Stélida Dias serão publicados em livro

Sentir, ver e transformar. Assim os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias fizeram ao usar as belezas naturais do Espírito Santo como inspiração para compor os próprios poemas. A motivação para colocar esses sentimentos no papel partiu da professora Valdirene Picoli da Silva, que incentivou os estudantes a participarem do concurso de poesias da Feira Literária Capixaba (Flic-ES), realizado no último mês.

Eduarda Secchin, de 12 anos; Anna Júlia Vailantes, Maria Luiza Lelis e Rickson Passos, de 14 anos; ouviram os conselhos da professora e enviaram as poesias para o concurso literário da Flic-ES. O resultado foi espetacular. Entre as 250 obras apresentadas de todo o estado, os quatro alunos da Emef Stélida Dias, ficaram entre os 50 escolhidos para compor um livro de poemas, que será lançado ainda neste ano.

A professora Valdirene leciona literatura e artes, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contraturno e direcionado aos alunos que possuem altas habilidades. “Sempre que sei de um concurso procuro incentivá-los a participar. E quando alcançamos um resultado positivo como esse, fico muito orgulhosa. Quase explodi de felicidade, como se eu fosse a mãe de cada um deles. Fiz questão de ligar para as famílias e ir até as salas de aula de cada um para parabenizá-los”, destaca.

Eduarda já é veterana e pela segunda vez consecutiva participa e fica entre os melhores. “Pulei muito de felicidade quando descobri que meu poema ia para o livro. Minha mãe já sabia e estava me esperando em casa com uma pizza para comemorar. Ter meu poema publicado é uma honra”, conta. Maria Luiza também não conteve a empolgação. “Fizeram uma festa lá em casa. Eu amo escrever, é a forma que tenho de me acalmar e além disso treino o português”, fala.

O livro com os poemas selecionados ainda não tem data exata para ser publicado, mas de acordo com a organização do concurso literário, será ainda neste ano.

Abaixo, confira os poemas escolhidos de cada aluno.

Poema 'Encantos Infinitos' - Rickson Passos

Poema 'Experiências' - Anna Júlia Vailantes