Quem não paga IPTU pode ter o nome negativado

O não pagamento do IPTU, além de diminuir a arrecadação que poderia ser revertida em melhorias para a cidade, traz dores de cabeça que seriam evitadas caso o imposto estivesse em dia. Em casos extremos, o nome do devedor pode ser até negativado.

O IPTU não pago vira dívida ativa, e o devedor poderá ser cobrado de forma administrativa, por meio de protesto ou inscrição no SPC.

Para valores acima de R$ 1.000, além das cobranças administrativas, os débitos ainda podem ser cobrados por via judicial.

Para os débitos já inscritos em dívida ativa, o valor pode ser pago à vista, com desconto de 85% nos juros e na multa. Ou pode ser parcelado, também com desconto, mas com valor escalonado. Nesse caso, o desconto pode variar de 35% a 75% nos juros e na multa, dependendo do valor da dívida. Os detalhes sobre isso estão na lei municipal nº 5.325/2014.

O IPTU 22019 ainda não foi inscrito em dívida ativa.

IPTU 2019
O IPTU 2019 ainda pode ser pago em parcelas. O pagamento pode ser dividido em até seis vezes, desde que cada prestação tenha valor mínimo de R$ 20.

Caso o morador não tenha recebido o carnê ou perdido o boleto, ele pode acessar o documento de arrecadação aqui no site da Prefeitura de Cariacica.

Na página inicial do site, é necessário clicar em “Cidadão”, depois em “IPTU”. No lado direito da página, clique em “Boletos, Certidões e IPTU”, que te direcionará para uma lista de serviços oferecidos pela prefeitura. Na lista, clique no serviço desejado e digite o número de inscrição do imóvel.