Semus inicia campanha de vacinação contra influenza/H1N1 dia 10 de abril

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove do dia 10 de abril a 31 de maio em postos de saúde do município a campanha nacional de imunização contra a influenza (H1N1). O chamado “Dia D” da vacinação vai ser no dia 4 de maio. As vacinas ficarão disponíveis diariamente em 17 unidades de saúde: Bela Aurora, Bela Vista, Operário, Cariacica Sede, Itaquari, Itapemirim, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco, Jardim Botânico, Padre Gabriel, Valparaíso.

No Dia D de vacinação, além das 17 unidades, as vacinas ficarão disponíveis também em: Alto Lage, Jardim América, Campo Verde, Mucuri, Nova Canaã, Porto de Santana, São Geraldo, Vila Graúna e Nova Brasília. Em todos esses locais, serão entregues senhas para organizar a fila. O usuário deverá levar sempre documento de identificação, cartão de vacina e cartão dos SUS, mesmo para vacinações de rotina. Nos dias de semanas, a vacinação vai acontecer das 7h30 às 15h30. No Dia D, das 8h às 17h.

O público-alvo da vacinação é: - pessoas com 60 anos ou mais de idade - crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) - gestantes - puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) - trabalhadores da saúde - professores das escolas públicas e privadas - povos indígenas - grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas - população privada de liberdade - funcionários do sistema prisional. Ao todo, o público-alvo de Cariacica representa 94.971 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo elegível para a vacinação. É necessário apresentar algum documento válido que comprove o pertencimento a um dos grupos acima.

A influenza A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, conhecida também como gripe.  Pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. "Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, como por exemplo a H1N1 (sorotipo A). A composição da vacina Influenza, que é popularmente chamada de vacina contra gripe, é trivalente e imuniza contra três tipos de cepas de vírus, entre eles, o H1N1",  esclarece a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Carine Christ Klippel Rigo.  Há vários tipos de cepas de vírus. O H1N1 é um deles.

Serviço: Campanha de vacinação de influenza Onde - Em 17 unidades de saúde: Bela Aurora, Bela Vista, Operário, Cariacica Sede, Itaquari, Itapemirim, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco, Jardim Botânico, Padre Gabriel, Valparaíso.

Quando - De 10 de abril a 31 de maio

Horário - Em dias de semanas, das 7h30 às 15h30. No Dia D, das 8h às 17h.