Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa chega à 5ª edição

Na manhã desta quarta-feira (27) foi realizada a abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica, o evento aconteceu na 1º Igreja Batista de Campo Grande e teve como tema  “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A abertura se deu ao som do coral do Instituto de Previdência de Cariacica (IPC) e convidados. No repertório Dominguinhos entre outros nomes da música brasileira.

1X7A5494

Em seguida a mesa foi composta por autoridades presentes entre elas o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho; a secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina; a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Augusta Scardua entre outras.

Para que a Conferência saísse do papel uma verdadeira força-tarefa composta por servidores de vários Conselhos, bem como da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi montada. Desde fevereiro do ano passado os servidores estavam debruçados sobre os preparativos para o evento. Em agosto foi realizado um fórum para debater as situações que seriam deliberadas.

A conferência foi organizada em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas tendo como sub-eixos Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura,  Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Propostas

Foram discutidas propostas no âmbito da saúde, da cultura, do esporte e do lazer. “Estamos lutando pela volta dos jogos dos idosos e discutindo sobre a necessidade dos centros de convivência”, afirmou o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica, Moises de Souza Costa.

O gerente administrativo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Grande, Cleilton Gomes Filho, avalia que a conferência é um momento em que a sociedade ‘dá seu grito’. “As conferências em si, em especial a do idoso, é um momento em que a sociedade dá um grito ao poder público com solicitações, é uma luta por direitos que foram cobrados, pedidos e, às vezes, até implorado”.

A dona de casa Dalva Ferreira de Oliveira, 54, participou da conferência pela primeira vez e ficou satisfeita com o que viu. “É bacana a gente que é mais jovem procurar entender o que é o Conselho do Idoso. É a primeira vez que eu venho e quero que seja a primeira de muitas vezes”.

1X7A5553

A secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina, levou idosos dos equipamentos da Assistência para o evento. “Para oportunizar a participação deles e eles ficaram super empolgados com a participação, eles que vão deliberar as políticas públicas e o que de fato eles querem que a gente faça para política do idoso”.

As propostas aprovadas pelo município serão encaminhadas o estado, que as discutirá e as encaminhará para a União, para a conferência nacional