Procon de Cariacica orienta população na praça de Campo Grande no Dia Mundial do Consumidor

Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta (15), o Procon de Cariacica realizou atendimento na praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande. Quem passou por lá durante a manhã, recebeu orientações sobre seus direitos nas transações de compra e venda de produtos e serviços.

WhatsApp Image 2019-03-15 at 12.46.19Gente como a aposentada Deusdete de Almeida, 68 anos, moradora de Alto Lage, que comprou um colchão por empréstimo consignado e viu que, com os juros, o produto chegou a quase R$ 20 mil. "Eu reclamei na loja e disseram que não adiantava porque o negócio já havia fechado e nenhum juiz iria me ajudar. Mas, as meninas aqui do Procon me esclareceram que isso é abuso e já vão me ajudar. Irei trazer os documentos e o contrato para resolver isso porque está me causando transtorno", declarou.

A coordenadora de Atendimento e Conciliação do Procon municipal, Gabrielly Gava Pagani, explicou que é comum DSC01352a atitude de lojas e empresas de negarem atendimento quando há reclamação. "Eles falam que não irá adiantar, que será perda de tempo, mas se o consumidor procurar o Procon a postura das empresas muda. Estamos aqui na praça frisando que o consumidor faz a diferença quando luta por seus direitos", esclareceu.

De janeiro a dezembro de 2018, o órgão realizou 2.339 atendimentos, uma média mensal de 194 atendimentos. Em 2019, de janeiro até hoje foram 225. Encabeçando a lista de reclamações está a empresa de telefonia Telemar Norte Leste S/A, seguida pela Via Varejo S/A, que engloba as lojas de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia e Ponto Frio. Empresas de seguro, correios e telégrafos, bancos e financeiras também figuram na lista.

Serviços

Além das orientações relacionadas ao consumo, foram oferecidos também consulta de CPF, orientações jurídicas, medição de glicose, auferição de pressão e doação de mudas de plantas e flores. A ação contou com apoio da Faculdade Mutivix, a 11ª Subseção de Cariacica da OAB Espírito Santo e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica (CDL).

Procon

A ação também divulgou como a população pode obter os serviços do Procon. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura, que fica na Avenida Kleber Andrade, no acesso ao estádio Kleber Andrade. Os telefones são 3354-5504, 3354-5512 e 3354-5513.  DSC01338