Inscrições abertas para V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Estão abertas as inscrições para a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de março, na Primeira Igreja Batista de Campo Grande. Este ano o tema será  “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Moises de Souza Costa, a conferência tem como objetivo discutir propostas que futuramente podem ser aprovadas em nível nacional.

“Nas conferências surgem propostas e elas sendo aprovadas, são encaminhadas para serem efetivadas no município e encaminhadas também para o estado, que as discute e depois as encaminha para a União, para a conferência nacional”, afirma

Ele lembra que uma das vitórias conquistadas graças às conferências municipais foi o acréscimo de 25% para aposentados que necessitam de cuidador. “A proposta surgiu dentro da conferência de 2015, passou pela conferência estadual e fomos a Brasília fazer essa defesa que foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de agosto do ano passado”.

A assistente social Nara Lúcia Pereira Pimentel complementa que as Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes paras as várias políticas setoriais envolvidas.

A conferência está organizada em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas tendo como sub-eixos Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura,  Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As inscrições serão realizadas até o próximo dia 08 através de fichas impressas e também através do link abaixo.

Serviço:

V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica

Local: Primeira Igreja Batista de Campo Grande

Dias: 27 e 28 de março

Horário: de 8h às 12h no primeiro dia e de 8h às 13h no segundo

Inscrições: a ficha deve ser retirada na Casa dos Conselhos de Direitos de Cariacica, Avenida Getúlio Vargas, 58, Campo Grande, próximo ao Cartório Eleitoral, das 8h às 16h. As inscrições também podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeToHPUePXkD8Qg3h17gumQcca6wogbrsr30nvPq6bSAs0U-Q/viewform?vc=0&c=0&w=1