Em 10 anos, Parceria Público-Privada vai universalizar coleta e tratamento de esgoto em Cariacica

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizou audiência pública na noite desta terça-feira (4) para apresentar em dados como será a Parceria Público-Privada de saneamento em Cariacica. O plano, apresentado no Centro Cultural Frei Civitela, em Campo Grande, projeta que o sistema de esgotamento sanitário da cidade chegará a 100% de coleta e tratamento do esgoto em 10 anos com investimentos de R$ 777,90 milhões, dos quais R$ 180 milhões realizados pela Cesan e o restante no contrato de parceria.

Ao todo 61 bairros serão beneficiados diretamente. Das estações de tratamento instaladas na cidade, apenas três irão permanecer, dividindo o território em três áreas de atuação. O plano foi elaborado em acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico feito pela Prefeitura de Cariacica e publicado na Lei nº 5.302/2014.

Participaram da audiência diretores da empresa concessionária de saneamento e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia parte da implantação da infraestrutura do plano. Pelo município participaram o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, o vice-prefeito Nilton Basílio, secretários municipais de diversas pastas e vereadores, além da participação popular.

Vitor Santana vai acompanhar de perto e informar moradores do seu bairro sobre os avanços

Vitor Santana, morador do bairro Tiradentes e membro da Associação Intermunicipal Ambientaç em Defesa do Rio Formate e Seus Afluentes (Asiafra), mostrou preocupação em como estas obras serão tocadas e quando realmente a população verá os resultados. "É preciso participar de todas as etapas para verificarmos de perto quais vão ser os impactos, mas de certa forma já vemos um cenário positivo com a possibilidade de termos todo o esgoto tratado em Cariacica", disse o morador.

Para Amadeu Wetler, diretor-presidente da Cesan, a audiência é importante para ouvir a comunidade e mostrar o que está em planejamento e execução no município. "Nosso objetivo é criar esta sinergia com a comunidade e mostrar o que estamos fazendo. O retorno sobre como a população vê este trabalho é de grande importância", comentou.

Na próxima quinta-feira (6), o prefeito Juninho participará da Road Show com agentes do BNDES e Cesan no Rio de Janeiro. Para o gestor, um horizonte de 10 anos para a cidade alcançar 100% de esgoto tratado é um passo para mudança de patamar. "Os cariaciquenses pagam por este serviço e agora podem vislumbrar quando teremos universalizado. Esta possibilidade converge com a cidade inteligente que planejamos em outras áreas como na saúde e educação", analisou o prefeito.