Educação promove seminário para discutir o Planejamento Estratégico

IMG_8635Durante dois dias os gestores da Educação municipal estarão discutindo o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Nesta terça-feira (13), estiveram reunidos 107 diretores e 37 vice-diretores de escolas da cidade, a fim de discutir as novas diretrizes da secretaria para os próximos dois anos.  O encontro ocorreu no campus da Faesa, em Alto Lage.

Na parte da manhã, a abertura do evento foi realizada pelo secretário municipal de Educação José Roberto Martins, em conjunto com o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, o vice-prefeito Nilton Basílio e a diretora do campus, Tânia Paz. "Acredito que a educação é o principal instrumento de melhoria da qualidade de vida das pessoas. E, por isso, hoje e amanhã estamos reunidos com diretores das escolas municipais para o Planejamento Estratégico Escolar de 2019", destacou o prefeito

Em seguida, o secretário promoveu uma palestra sobre IMG_8594‘Os Indicadores Educacionais de Cariacica’, buscando evidenciar tópicos da Educação em nível municipal, estadual e nacional. À tarde, os diretores foram divididos em grupos, determinados pelas regiões em que atuam. Neles, fizeram atividades e reflexões, onde discutiram os pontos fortes e fracos dos locais em que atuam.

A programação terá continuidade nesta quarta-feira (13). O dia dará espaço a plenários de contribuição, e cada diretor irá sugerir soluções para  os pontos pautados anteriormente, assim como propostas para ajudar as demais escolas em suas carências. Também serão tratados 18 macro processos da Seme para o município, debatendo possíveis melhorias, alterações ou, até mesmo, exclusões.

O Planejamento

A Prefeitura já havia apresentado um Planejamento Estratégico em maio, assim como a Secretaria de Educação fez um, em julho. A intenção da Seme é realizar um alinhamento entre os dois e as novas demandas da Secretaria. A ideia é ter uma maior participação dos profissionais dentro das propostas municipais, a fim de promover uma maior aproximação entre gestão e as pessoas que promovem e utilizam seus serviços.