Agricultores cultivam tomates orgânicos

IMG_0002Quando se fala em área rural, muitos conhecem Cariacica pela vasta produção de bananas. Mas além dos bananais, os agricultores locais têm investido em outras culturas, entre elas, o tomate. A novidade porém, é o cultivo do tomate orgânico a campo. O produtor rural Sérgio Boldi, da região de Sabão, iniciou com a experiência em junho, data do primeiro plantio. A colheita começou em agosto e os resultados têm sido satisfatórios.

"Apesar do cultivo do tomate orgânico ser mais fácil em estufa, eu gostei muito da experiência de realizar a campo e pretendo continuar. Tem dado certo, já colhi 400 quilos que serão comercializados em IMG_0048feiras e também vão para as merendas escolares da cidade. O tomate é de qualidade, o sabor é diferente, mais adocicado e sem dúvidas, mais saudável", conta Sérgio.

O ponta pé inicial para a produção foi possível devido a parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), que apoiam os agricultores desde a preparação do solo, até a plantação e venda do produto final.

IMG_9962O coordenador do escritório local do Incaper em Cariacica e engenheiro agrônomo, Leonardo Moreira Borges de Souza, explicou mais detalhes sobre o processo na plantação de tomate no município. "Cariacica é um grande produtor de banana e aipim, e existe o interesse em diversificar, e o Sérgio topou o cultivo orgânico do tomate a campo, mesmo sendo mais suscetível do que em estufa. Inicialmente nós fornecemos o material, com sementes de cultivar crioulo de tomate, em que o agricultor consegue aproveitá-las do próprio fruto para plantar novamente. Assim, podemos distribuir para outros produtores depois", destaca Leonardo.