Nova Cartilha Pedagógica de Turismo é lançada na Emef Álvaro Armeloni

IMG_5351Em uma proposta que visa educar e conscientizar sobre as riquezas imateriais de Cariacica, foi lançada a nova edição da Cartilha Pedagógica de Turismo. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (23), na Emef Álvaro Armeloni, em Oriente, e contou com a presença de alunos, educadores e representantes do poder público. O material tem como base o fundamento pedagógico e é voltado para os estudantes.


A cartilha, que teve outra edição em 2016, contém atividades lúdicas para estimular os mais jovens em IMG_5367seu aprendizado e textos informativos sobre o município. Ela foi elaborada pelo Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) para ser usada, também, na capacitação de professores e pedagogos que visam um estudo continuado e participam do Projeto Turismo Pedagógico. Desenvolvido pela Gerência de Fomento ao Turismo, o projeto trabalha questões referentes ao turismo, agroturismo e empreendedorismo em Cariacica.


IMG_5494“Por meio deste produto, todos vocês, crianças e educadores, poderão conhecer melhor os elementos que compõem a nossa cidade. A cartilha serve não apenas para vocês entenderem nossa atual situação, como também compreender nosso passado e ajudá-los a mostrar o quão grande pode ser nosso futuro", destaca o diretor-presidente do Idesc, Albuíno Azeredo Júnior.IMG_5432


Já o secretário estadual de turismo Paulo Renato Fonseca explicou a importância do produto em outro contexto, evidenciando como ele pode servir para unir vários setores em apenas um lugar. “A união do turismo com a educação, como todos aqui podem ver, é algo muito benéfico a todos. Isso também pode ser feito com, por exemplo, o esporte e reforça de forma muito positiva o respeito com que tratamos todas essas questões”, afirma Fonseca.


Apresentações culturais

IMG_5460Além do lançamento do material, após a reprodução dos Hinos Nacional Brasileiro e do Espírito Santo, todos puderam apreciar o espetáculo teatral promovido pelos alunos do 3º ano, que contava a história da descoberta do Brasil, e o contato dos europeus com os nativos americanos. As crianças que participam do coral da escola, sob a regência do professor de música Sansão Rocha,  também demonstraram todo o seu talento em uma apresentação que uniu voz e teclados.


IMG_5500A pedagoga da Emef Álvaro Armeloni, Renata Pacheco, elogia tanto o lançamento do material, quanto o desempenho dos alunos, e reforça o quão importante são essas atividades para as crianças. “Vejo tudo como uma riqueza pedagógica. Todas essas coisas podem acrescentar no ensino e aprendizagem deles, o teatro, mostrando como é a nossa história e, a cartilha, quão bela é a nossa cidade.


 

Texto: Reinaldo Fonseca

Jornalista responsável: Marlon Marques