Formação de guias para gerar crescimento do turismo na cidade

O trabalho de um guia de turismo se baseia em conhecer, essencialmente, história, cultura, geografia e as paisagens naturais de uma cidade para então poder apresentar aos visitantes uma experiência diferenciada. É com o objetivo de preparar os guias que trabalham na Grande Vitória que a Prefeitura de Cariacica está realizando dois fantours, ou seja, passeis técnicos, para atualizar, qualificar e padronizar as informações sobre o município.


Fantour Cariacica 2018 - placaNa terça (24) e quinta (26), 44 guias puderam conhecer in loco mais sobre a cidade. O fantour, um passeio técnico de formação, foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), por meio da Gerência de Turismo, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) e das empresas de turismo Pedra Azul e Marlim Azul. Os pontos visitados foram desde marcos históricos como a Igreja São João Batista, em Cariacica Sede e o templo da Fraternidade Tabajara, a Corredeira de Maricará e a Reserva de Duas Bocas, locais que guardam belas paisagens e potencial na educação.


Igreja São João Batista editPara o presidente do sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo, Jorge Albuquerque, essas são as dias vertentes mais fortes do turismo de Cariacica. "Áreas como a Reserva de Duas Bocas podem ser exploradas pelo turismo pedagógico enquanto os pontos históricos se caracterizam como turismo cultural. A estes soma-se o turismo esportivo com os jogos no estádio Kleber Andrade que atraem muitas pessoas à cidade. Conhecer todos estes pontos e termos definidas diretrizes padronizadas sobre estes eixos, Cariacica se tornará mais atrativa ainda", comentou.


O presidente do Idesc, Albuino de Azeredo Junior, demonstrou a preocupação e importância com que a administração pública trata o turismo. Para ele, 2018 será um ano de incremento e avanços importantes na área. "Temos um plano para o desenvolvimento do turismo e, apenas em abril, já cumprimos quase 50% de nossa meta. Uma das diretrizes mais importantes é a qualificação de 250 profissionais ligados ao turismo, pois com qualificação e bom atendimento, a tendência é que a experiência seja positiva e recomendada", analisou.