Coração de banana substitui palmito na torta capixaba

IMG_7575Com a proximidade da Semana Santa, os pontos de venda de mariscos, peixes e palmito ficam movimentados e os preços ainda mais altos. O que muitos não sabem, é que além da economia, a famosa torta capixaba também pode ser sustentável. Maria Antônia Moura Silva, conhecida como Dona Antônia, utiliza um ingrediente especial que substitui o palmito: o coração de banana, também conhecido como umbigo de banana. Para quem conhece, a iguaria já é uma das mais requisitadas no Centro Público de Economia Solidária Arte & Café, em Itacibá.

“Desde criança o coração de banana é utilizado como alimento, quando minha mãe fazia para nossa família. Com o passar do tempo comecei a utilizar o coração da banana para substituir o palmito. O processo é trabalhoso e leva aproximadamente 2 horas. Depois de pronto, agrego os ingredientes que compõem a torta capixaba tradicional, fica uma delícia”, conta Dona Antônia.

O coração de banana fica no fim do cacho, e apesar de não ter custo elevado, o preparo é bem trabalhoso. “Os agricultores fornecem o coração de banana para nós, e o que antes era desperdiçado, hoje é utilizado como alimento e se transforma em um produto sustentável e saudável. IMG_7578Meu sonho é ver as pessoas usando o potencial da bananeira, tanto no alimento, como no artesanato”, destaca.

Desde 2005, Maria Antônia produz a torta para venda na comunidade de Vista Dourada, onde reside. Atualmente, o produto também é comercializado, sob encomenda, no Centro Público de Economia Solidária Arte & Café.

As encomendas podem ser feitas por meio do número: 99844-0719 ou diretamente no Arte & Café, às quartas-feiras, entre 8h30 e 17h. Os tamanhos vão de acordo com o gosto do cliente: pode ser uma marmita pequena (como na foto), que custa R$7,00, ou maiores que irão atender a família toda.