Mais de uma tonelada de tilápias produzidas em Roda D’água

IMG_0072A manhã da última sexta-feira (12) foi movimentada na Fazenda Membeca - Várzea Alegre, em Roda D’água. É que cinco tanques rede de tilápias já estavam prontos para a primeira despesca (processo de recolhimento dos peixes do açude) do ano. No total foram recolhidos mais de uma tonelada de peixes, que serão direcionados ao frigorífico para o processo de filetagem (corte do pescado em filé), para posteriormente, já devidamente embalados, serem encaminhados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às escolas municipais.

Proprietário da fazenda, Ademir Geraldo Degasperi, trabalha com a piscicultura há aproximadamente três anos, e já enxerga excelentes resultados. “Em novembro fizemos a despesca de 3 toneladas de tilápia. E depois dessa, vamos realizar a próxima daqui a aproximadamente 6 meses, quando os alevinos já estarão com o tamanho e peso ideal. IMG_9838O aproveitamento nessa área está sendo muito grande, Cariacica tem muito a oferecer”, conta.

Além da criação de tilápias, Ademir atua em Cariacica com a agricultura desde 1980, e destaca a importância no apoio da Prefeitura para o crescimento do agricultor na cidade. “A administração atual está sendo uma excelente parceira. Se não houvesse esse apoio, não seria possível a visibilidade e crescimento do IMG_9986agricultor. A área rural está sendo vista e valorizada. É um grande incentivo. Cariacica está sendo referência para outros produtores agrícolas”, finaliza.

Além da despesca, foi realizada na propriedade do senhor Ademir a inserção de 6 mil alevinos nos berçários, local onde o peixe fica até alcançar peso para ser direcionado aos tanques rede. Após um certo período, que dura em torno de 5 a 6 meses, é hora de realizar a despesca. A expectativa é recolher mais de 4 toneladas de pescado ainda no primeiro semestre de 2018.