CRAS de Itacibá recebe curso de aproveitamento total de alimentos

Depois de Porto Novo, Campo Verde e Padre Gabriel, é a vez do programa Cozinha Brasil chegar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itacibá.  A capacitação divulga informações relacionadas à educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda da população. O projeto inicia nesta  segunda-feira (14), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.


A atividade é um esforço coletivo pela equidade e justiça social entre a Prefeitura de Cariacica, Marca Ambiental, Imobiliária Universal e Sesi, por meio da articulação do Núcleo Municipal dos Objetivos do Milênio (ODM).


O Cozinha Brasil é uma capacitação onde especialistas orientam comunidades a aderirem a uma alimentação de alto valor nutricional de baixo custo. A duração é de 10 horas. As turmas têm em média 30 alunos. Os cursos são totalmente gratuitos para os alunos que, ao final, recebem um kit de material didático e, se tiverem pelo menos 75% de frequência, recebem um certificado.


As turmas serão formadas, preferencialmente, por beneficiários dos CRAS. As inscrições serão feitas nas unidades dos Centros de Referências. Após Itacibá, as aulas seguirão para Nova Rosa da Penha e no Grupo de Associação de Idosos de Cariacica (AIC), em Itaquari.


Organização
De acordo com a coordenadora do núcleo ODM de Cariacica, Mariana Cavalcanti, para a realização do trabalho foi necessário mobilizar todos os setores da sociedade. “Colaboram com esta atividade pessoas físicas, setores público e privado, com um intuito em comum: reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

O Cozinha Brasil é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e combate à Fome (MDS), do Governo Federal. Ele recomenda a preparação de alimentos de forma racional e econômica para minimizar o problema da fome no Brasil. No país, 30% dos alimentos são perdidos, e o Cozinha Brasil é um dos caminhos encontrados para a educação alimentar.


Desde 2004, o programa ensina à população como preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício, introduzindo um cardápio farto em variedade e quantidade, além de rico em nutrientes essenciais à saúde. Tudo isso, utilizando o que normalmente é dispensado, como talos, cascas, folhas e sementes.


ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de oito objetivos estabelecidos por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de contribuir para a construção de um mundo pacífico, justo e sustentável.


Esses objetivos foram baseados em análises feitas sobre os maiores problemas mundiais e devem ser atingidos por todos os países integrantes até 2015. São eles:


1 - Acabar com a fome e a miséria;
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos;
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4 - Reduzir a mortalidade infantil;
5 - Melhorar a saúde das gestantes;
6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

A Prefeitura de Cariacica foi o primeiro município do Espírito Santo a fazer a adesão à agenda de compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2013 a 2016. A agenda representa um pacto entre o Governo Federal e os municípios para a execução de ações que possam melhorar a vida da população, sob o foco dos Objetivos do Milênio. Tais ações só são possíveis com a participação conjunta de entidades não governamentais, empresarias e governo.


Também foi constituído um Núcleo Municipal dos ODM, por meio do Decreto Municipal n.º 138, de 10 de setembro de 2013  de forma paritária, para gestão e coordenação de ações em prol dos ODM em nosso município.


Serviço:


Cozinha Brasil


Nesta segunda-feira (14), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.


CRAS de Itacibá, Rua Nilton Balestreiro, 6, Itacibá.


Informações: 3346-6260.