III Conferência Municipal de Igualdade Racial discute avanços e desafios em Cariacica

Os avanços e desafios relacionados ao combate ao preconceito e inclusão de políticas afirmativas serão abordados na III Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que acontece neste sábado (30), das 8h às 17h, na Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, o Polivalente de Morada de Santa Fé. As inscrições podem ser feitas na hora ou através deste formulário on line neste link: Formulário de inscrição para a III Conferência Municipal de Igualdade Racial

Organizada pela Secretaria de Governo, através do gabinete do vice-prefeito, e pelo Conselho Municipal de Negras (os) de Cariacica – CONEGRO, terá como tema principal: “Cariacica na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Igualdade de Direitos”.

"A partir deste encontro, com a participação de referências no setor, iremos definir propostas dos municípios que serão encaminhadas para a IV Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial, prevista para os dias 25 e 26 de novembro, e para a IV Conferência Nacional, marcada para 27 e 30 de maio de 2018, em Brasília", explica o assessor para Assuntos de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Gelianderson Chrizostomo Siqueira. Além disso, serão definidos os delegados representantes de Cariacica nas conferências de nível estadual e nacional.

As discussões irão abordar três eixos:

• Justiça e Igualdade de Direitos: “Acessibilidade e contexto histórico, cultural e civilizatório das comunidades afrodescendentes”.

• Políticas de Reconhecimento: “Reconhecimento das Comunidades Tradicionais do Município de Cariacica”

•  Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas

O evento será aberto com a palestra do professor  Adriano Albertino da Vitória, membro da Secretaria de Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES).

Programação:

08h: credenciamento, café e apresentações culturais.

08h30: Abertura Oficial com composição de Mesa com autoridades, Hino Nacional Brasileiro e apresentações culturais de Bandas de Congo de Roda D'Água e do João Bananeira.

9h: Mesa de abertura com o tema “Cariacica na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Igualdade de Direitos” com o conferencista professor Adriano Albertino da Vitória (Secretaria de Combate ao Racismo – SINDIUPES)

Apresentação dos eixos temáticos:

Eixo 1 – Justiça e Igualdade de Direitos – “Acessibilidade e contexto histórico, cultural e civilizatório das comunidades afrodescendentes”.

- Direitos Humanos, garantias de direitos e respeito às diferenças de gênero e diversidade com o professor e mestre José Christovan Mendonça (CNTE- EDH)

- Direito à liberdade religiosa e Religiões de Matrizes Africanas com a professora e doutora Cleyde Rodrigues Amorim (UFES); Pai Carlão de Oyá (IDEMAFRI - ES)

- Direito à educação – Leis 10.639/03 e 11.645/08 com o professor e doutor Gustavo Forde (UFES); professora Ana Lúcia da Rocha Conceição (Instituto Elimu)

Eixo 2 – Políticas de Reconhecimento: “Reconhecimento das Comunidades Tradicionais do Município de Cariacica”

- Professor e doutor Oswaldo Martins de Oliveira (UFES)

Eixo 3 – Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas:

- As Políticas Públicas de emprego e renda voltadas à população Negra e Afrodescendente do município de Cariacica - Lula Rocha (Fejunes); professor e mestre Iljorvanio Silva Ribeiro (NEAB-UFES) e  pai Sandro de Jagun (FOMAC)

- Segurança alimentar e superação da pobreza com o professor Alcemi Barros (Pres. CONSEA-ES)

11h30: debates

12h00: almoço

13h00: discussão dos Eixos Temáticos

15h00: café

15h30: apresentação das proposições e deliberações

16h30: eleição dos delegados

17h00: encerramento

Serviço:

III Conferência Municipal de Igualdade Racial

Quando: sábado (30), das 8h às 17h

Onde: Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, Rua Carlos Rogério Jesus Gomes, s/n, Morada de Santa Fé, Cariacica.

Inscrições: na hora ou pelo formulário on line Formulário de inscrição para a III Conferência Municipal de Igualdade Racial