Defesa Social apresenta resultados de suas ações para forças de segurança

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) mais uma vez dialogou com as forças de segurança pública atuantes no município na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). No encontro mensal, ocorrido nesta quinta-feira (31) na Procuradoria Geral (Proger), foram apresentadas as atividades da secretaria por meio de um relatório. Além disso, foi feita avaliação das estratégias de parceria com Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e Ministério Público.

A Semdefes está atuando em todas as vertentes: desenvolve fiscalizações junto aos taxistas; promove a educação de regras de trânsito tanto nas vias do município (por meio de blitz) quanto nas escolas (palestras e ações em conjunto com o Detran); com a Polícia Militar, numa operação integrada com Posturas e Disque-Silêncio, tem inibido os bailes clandestinos, além de fazer ações preventivas e de acompanhamento das áreas de risco por meio da Defesa Civil. Já a Central de Videomonitoramento, que está integrada às outras centrais municipais, exibiu a sua performance após a implantação da ferramente SIRO, o Sistema Integrado de Registro Ocorrências. Por meio dela, é possível compartilhar em tempo real o andamento das ocorrências captadas pelas câmeras. Nos últimos três meses, foram 510 ocorrências registradas, sendo que julho foram 216 e em agosto, 183. Isto promove um tempo de resposta maior junto aos órgãos competentes.

Presenças

Neste edição, estiveram presentes o secretário da Semdefes, Alexandre Ribeiro, que representou o prefeito; a subsecretária de Defesa Social, Sabrina Martinelli; a gerente de Defesa Social e secretária executiva do GGIM, Alexandra Martinelli, além das coordenações de Trânsito e Táxi. Participou também o  secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares.

Das instituições públicas ligadas à segurança, prevenção e combate à violência compareceram o tenente coronel Jair Gomes de Freitas, comandante do Sétimo Batalhão da Polícia Militar; o tenente coronel Márcio Nascimento Rodrigues, comandante do Sexto Batalhão do Corpo de Bombeiros; o inspetor Fernando Patrício, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); a delegada da 4º Regional, Arminda Rosa Rodrigues (Polícia Civil); os defensores públicos  Rafaela Farias Viana e Geraldo Elias Azevedo; promotor do Grupo Executivo e Controle Externo na Atividade Policial (Gecap), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo;  o coordenador do Núcleo de Prevenções às Drogas da Polícia Federal, Expedito Jorge Tavares de Souza (Polícia Federal); Fernanda Brumer, gerente da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o conselheiro tutelar de Cariacica, Marcos Paulo da Fonseca.