Prefeitura e Sebrae oferecem curso para manipulação de alimentos

Cozinhar, servir os clientes e faturar com venda de alimentos é a receita que muitos empreendedores, bons de cozinha, aplicam no seu dia a dia. Porém, saber e gostar de cozinhar não é o bastante para garantir boas experiências e a volta do cliente, é necessário também uma série procedimentos que garantam a qualidade da comida.

Para qualificar os proprietários e funcionários de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros negócios alimentícios, a Prefeitura de Cariacica irá promover o curso, gratuito, de "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos". Isso é possível graças a uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso será realizado de 23 a 26 de maio, das 15h às 18h.

O objetivo do curso é capacitar os participantes para as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e o atendimento às exigências sanitárias vigentes e com isso oferecer alimentos com qualidade assegurada, aumentando sua competitividade no mercado.

Conteúdo Programático:

Histórico do PAS – Programa Alimento Seguros; Preparação de Alimentos Seguros; Perigos: Físicos, Químicos e Biológicos; Noções Básicas de microbiologia de alimentos; DTA’s (Doenças transmitidas por Alimentos); Contaminação de alimentos; Regras das Boas Práticas; Saúde do Manipulador; Comportamento no ambiente de trabalho; Higienização de utensílios, equipamentos, mobiliários e hortifrut; Qualidade da água; Combate às pragas; Escolha de locais de preparo e venda de alimentos/compra de mercadorias; Armazenamento de mercadorias/rotulagem de alimentos; Preparo e Manutenção e Transporte de Alimentos; Coleta de amostras.

Curso: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Carga horária: 12 h - quatro dias, com três horas por dia de curso