Experiência de câmeras no PA do Trevo é apresentada no Encontro Metropolitano de Videomonitoramento em Vila Velha

IMG_8326

Representantes do Videomonitoramento de Viana, Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari dividiram experiências. Foto: Walter Closs

A experiência de Cariacica em instalar câmeras de videomonitoramento no Pronto Atendimento (PA) de Alto Lage foi apresentada durante o 1º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento. O evento, promovido pela Prefeitura de Vila Velha, reuniu, na manhã desta segunda-feira (10), no Centro de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha, representantes das centrais de vídeo das prefeituras de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Guarapari.

A gerente de Defesa Social - Setor Videomonitoramento de Cariacica, Alexandra Siqueira, detalhou o funcionamento dos quatro equipamentos no PA e a otimização do trabalho da Central. "Nossa vigilância agora está atuando num equipamento público considerado o maior pronto atendimento do Estado e que gera algumas demandas delicadas. Conseguimos acompanhar em tempo real e prevenir situações que poderiam sair do controle. Se necessário, acionamos os agentes de trânsito e a Polícia Militar", descreve. A gerente também detalhou casos em que suspeitos de crimes, que procuraram primeiros socorros no pronto atendimento, foram identificados imediatamente. "Alertamos as polícias Civil e Militar e elas puderam abordar os suspeitos, evitando, por exemplo, que escapassem, o que poderia representar um grande perigo para a população", acrescentou.

Com 111 câmeras instaladas em 43 bairros, atualmente, Cariacica quer incluir também as escolas municipais no alcance da central. O projeto está em estudo técnico. A idéia é incorporar os equipamentos das Emefs e Cmeis para o padrão da Central, incluindo essas câmeras na Central da Prefeitura.

O coordenador de Videomonitoramento de Vila Velha, Fábio Barcellos, considerou interessante a instalação de câmeras no Pronto Atendimento de Alto Lage. "É do interesse de Vila Velha replicarmos o que já vem sendo feito em Cariacica. Temos também equipamentos na área da Saúde que poderiam se beneficiar com uma proximidade maior do videomonitoramento no cotidiano desses lugares", destacou.

As reuniões sobre videomonitoramento com as prefeituras serão feitas mensalmente. A próxima será em Cariacica.