Semus divulga itinerário do serviço fumacê de dezembro

O itinerário do serviço fumacê, carros e motos, de dezembro já está disponível para a população. O cronograma de aplicação do inseticida acompanha a particularidade de cada região, de acordo com os critérios epidemiológicos, as notificações de dengue no município e respeita uma periodicidade para a passagem do fumacê no mesmo local.


No cronograma da próxima semana, o carro percorrerá os bairros Nova Rosa da Penha e Nova Esperança na segunda-feira (12). Neste mesmo dia, o roteiro da moto-fumacê contempla mais três comunidades: Flexal I, Flexal II e Nova Canaã. Por semana, o fumacê atende mais de 30 regiões.


Durante a passagem do veículo fumacê, a Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle Animal, da Secretaria de Saúde, orienta que os moradores abram as portas e janelas para que inseticida chegue ao interior dos imóveis. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados, tais como: proteger crianças e idosos propensos a asma e alergia, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros, cobrir os alimentos para evitar o contato com o veneno.


Dentro das ações de rotina do município de combate ao Aedes aegypti, ainda é realizado o tratamento de galerias com a aplicação de larvicida biológico. Além disso, diariamente os agentes de endemias realizam visitas domiciliares com o objetivo de inspecionar, eliminar focos do mosquito e orientar os moradores.


Para obter mais informações sobre o itinerário ou denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, o morador pode entrar em contato por meio dos canais: Controle de Zoonoses: 3346-6518, Disque Dengue: 3343-6633 ou Ouvidoria da Saúde: 3354-5602.


Itinerário
O itinerário do fumacê é alterado mensalmente conforme os fatores epidemiológicos e ciclos de roteiro. O cronograma do serviço está disponível no site da prefeitura (www.cariacica.es.gov.br), na opção “Utilidade Pública”. E você também pode ter acesso por meio do link: http://www.cariacica.es.gov.br/itinerario-do-fumace/


Itinerário fumacê - Mês de dezembro