Comitê da Dengue: reunião define ações estratégias de combate ao Aedes

Com a chegada da estação das chuvas, aumenta a infestação de mosquitos, e , consequentemente o número de casos de dengue, zika e chikungunya. Para evitar essas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde  (Semus) reuniu, na manhã desta terça-feira (7), o Comitê Inter Setorial de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti. Como ação imediata, foi determinado o retorno dos mutirões integrados.

Esses mutirões são focados nas regiões com maior número de notificações e maior incidência do vetor do mosquitos Aedes aegypti. O comitê terá o papel de articular todas as secretarias para fortalecer o trabalho de combate à dengue no município. Entretanto, a Semus contará com a ajuda da população para eliminar os focos do mosquito.

Durante o encontro, que reuniu secretários de várias pastas, foram alinhadas as propostas apresentadas pela Secretaria de Saúde para reforçar os serviços já pactuados. Serão realizados mutirões de limpeza nos bairros com maior incidência de notificações de dengue. Além disso, será intensificado o trabalho em pontos estratégicos como oficinas, ferros velhos e depósitos que contenham focos do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde irá articular junto às lideranças religiosas e comunitárias dos bairros contemplados para as ações com a intenção de estabelecer parceria e envolvimento dos moradores. Em reuniões programadas, a comunidade vai receber orientações sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), transmissão e combate ao mosquito e ainda sobre o Decreto n° 33/2015, que autoriza a entrada de servidores nos imóveis abandonados e terrenos baldios, de modo que o proprietário pode ser notificado e multado.

“A intenção é sensibilizar os moradores para que percebam a importância de fazer parte desta luta. É necessário que todos colaborem eliminando de suas casas qualquer tipo de material que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Machado.

Como desdobramento da reunião, já na próxima semana, do dia 12 a 16 dezembro, a equipe da saúde realizará o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), programa que avalia o índice de infestação por localidade, preconizado pelo Ministério da Saúde. Com posse desses dados, somados ao quantitativo de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica será traçado o cronograma dos mutirões. A expectativa é que a primeira ação integrada aconteça ainda neste mês.

Nesta fase, entra em campo os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, a equipe da Secretaria de Infraestrutura com o serviço de limpeza e apoio da Secretaria de Defesa Social. Os profissionais vão atuar percorrendo as residências e orientando os moradores em relação aos riscos do mosquito e convocando a limpar as casas e quintais regularmente. Também fará parte da ação a limpeza das galerias e canais e aplicação de larvicida biológico. Já a equipe de fiscalização, notificará terrenos baldios, imóveis abandonados e locais que ofereçam risco de proliferação do mosquito.