Defesa Civil e Corpo de Bombeiros dão dicas de segurança para alunos de Bairro Operário

A garotada de Escola Municipal de Ensino Fundamental  Luzbel Pretti, em Bairro Operário, teve uma tarde diferente nesta quarta (29). Houve uma pausa nas aulas mas, mesmo assim, eles puderam compartilhar conhecimento. Representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros deram dicas de segurança e de prevenção de acidentes na palestra "Defesa Civil - Comunidade Mais Segura". A área de convivência do colégio ficou lotada com jovens do 5º ao 9º ano. Foram mais de 300 estudantes. A ideia é atingir os adultos através deles.

SAM_0728

A palestra da Defesa Civil explicou para os estudantes o perigo de se construir em áreas de risco como encostas e margens de rios

O coordenador geral da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro, fez uma apresentação que contemplou o papel da Defesa e os riscos e perigos enfrentados pela comunidade do bairro. Morador da região, ele enfatizou a importância de se conservar limpas as margens do rio Formate que corta a localidade. "Há 30 anos não era feita a limpeza do rio. Ele passou a ser limpo frequentemente pela Prefeitura mas as pessoas devem colaborar para manter essa conservação. O lixo que vai para o rio acaba por dificultar a vazão de água do canal e, em época de chuva, terminar por provocar inundações e alagamentos", desenvolveu. Ele também lembrou outras situações que podem gerar tragédias e que são recorrentes em Operário como a construções irregulares e também a ocupação de áreas de risco.

Botijão de gás

SAM_0735

O sargento Assis falou da prevenção de acidentes e cuidados na cozinha, banheiro e no uso de escadas

Prevenção também deve ser a postura dentro de casa. O sargento Assis, do Sexto Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cariacica, detalhou os cuidados em três dependências campeãs de acidentes domésticos: cozinha, banheiro e escadas. A demonstração teve inclusive o uso correto do botijão de gás. A performance foi o que mais atraiu a atenção. "Ao se deparar com vazamento de gás com fogo, simplesmente, afaste as pessoas do local e simplesmente feche o registro do botijão", apontou. O bombeiro também deu dicas de segurança envolvendo panelas quentes e chuveiros elétricos.

Todo mundo ficou atento à demonstração de segurança com o botijão de gás

O sargento lembrou que foi aluno da escola e que se sentia orgulhoso em ser útil para a comunidade compartilhando conhecimento com os alunos.

Opiniões

SAM_0744

Vitor (esq.) e Kayke passarão a seguir as regras de segurança do Corpo de Bombeiros e irão conversar com os pais sobre as dicas da Defesa Civil

Meninos e meninas deram nota 10 para o que veram e ouviram. Eles prometeram que irão abordar o assunto em casa, com os pais. Vitor Carrion, 11 anos, aluno do 6º ano B, achou interessante a dica do bombeiro de não usar rodo ou vassoura para mudar a chave do chuveiro elétrico. "Eu já vi fazerem isso, uma vez também eu fiz. Mas é perigoso. Melhor é pedir para alguém mais alto mexer no chuveiro antes do banho", planeja.

Seu colega de turma, Kayke Pompilho, 11, gostou da demonstração com o gás e as dicas de evitar queimaduras na cozinha. Ele também ficou atento à palestra da Defesa Civil e vai prestar mais atenção em quem está construindo em áreas de risco. "A pessoa vai estar morando em um lugar perigoso. Se eu ver acontecendo aqui no bairro, vou pedir que meus pais entrem em contato com a Defesa Civil", destacou.

A vice-diretora e alfabetizadora Silvânia Oliveira elogiou a iniciativa da Defesa Civil. Informação, para ela, nunca é demais. "O importante é criar essa consciência cidadã nos alunos. Eles também devem se sentir envolvidos na construção de uma comunidade mais segura", acrescentou.

SAM_0746

A vice-diretora Silvânia Oliveira elogiou a iniciativa e disse que termina por ampliar a consciência cidadã dos alunos

Está programada para a próxima quarta-feira (6), a partir das 8h, a participação dos alunos em plantio de mudas ao longo das margens do rio Formate.