Câmeras de videomonitoramento auxiliam na redução de crimes em Cariacica

Cariacica tem vivido uma queda constante de números relacionados à criminalidade no município.  Em maio, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), houve redução de 39% em ocorrências de homicídios, 28% em roubo a estabelecimento comercial, 21% em roubo em residência e condomínio, se comparados com o mesmo período do ano passado. A tendência de queda já havia sido registrada em abril quando os homicídios reduziram em 38%, roubo em estabelecimento comercial  em 23% e menos 36% de roubo em residências e condomínios.

Tenente coronel Haroldo Magalhães frame de José Lúcio

O comandante do Sétimo Batalhão da Polícia Militar de Cariacica, o tenente-coronel Haroldo Magalhães, aponta a cobertura do videomonitoramento como um dos fatores na queda de índice de crimes

Para o comandante do Sétimo Batalhão da Polícia Militar de Cariacica, o tenente-coronel Haroldo Magalhães, as 109 câmeras da Central de Videomonitoramento de Cariacica, espalhadas por 43 bairros, têm feito a diferença.

O registro das imagens contribui com o trabalho das polícias Civil e Militar na prevenção e no combate ao crime.  "O videomonitoramento é um dos fatores. Tivemos também um aumento no efetivo policial na região de Cariacica, acompanhado da implantação do sistema de vídeo. Podemos dizer que esses fatores contribuíram, com toda a certeza, para essa melhoria no nosso cenário", destaca.

Os órgãos de segurança solicitaram de janeiro a maio de 2016, 38 pedidos de resgate de imagens para investigação de crimes. Lembrando que, por determinação do convênio assinado entre Prefeitura de Cariacica e Governo do Estado, a liberação do que é captado só é permitido para órgãos de investigação policial ou mediante pedidos via autorização judicial.

Nos flagrantes há registro de arrombamento a residências, veículos e lojas, tráfico e uso de drogas, assim como vandalismo em relação a patrimônio público (destruição de lixeiras, roubo de tampas de bueiro, pichações). Em 2014, foi flagrado um homicídio.

Os locais que receberam os equipamentos foram definidos a partir do chamado Mapa da Violência, elaborado pela Polícia Militar por meio do número de registros de boletins de ocorrência.

Confira números das ocorrências de maio e abril de 2016:

Homicídio: 6 (redução de 39% comparado ao mesmo período de 2015)

Roubo a transporte coletivo: 19 (redução de 13% comparado ao mesmo período de 2015)

Roubo em estabelecimento comercial: 28 (redução de 28% comparado ao mesmo período de 2015)

Roubo em residência e condomínio: 04 (redução de 21% comparado ao mesmo período de 2015)

Roubo de veículo: 43 (redução de 27% comparado ao mesmo período de 2015)

Homicídio: 17 (redução de 38% comparado ao mesmo mês de 2015)
Roubo a transporte coletivo: 11 (redução de 8% comparado ao mesmo mês de 2015)
Roubo em estabelecimento comercial: 24 (redução de 23% comparado ao mesmo mês de 2015)
Roubo em residência e condomínio: 01 (redução de 36% comparado ao mesmo mês de 2015)
Roubo de veículo: 06 (redução de 24% comparado ao mesmo mês de 2015)

fonte: Polícia Militar