Defesa Civil inicia cadastro de pessoas protegidas por geomanta

A Defesa Civil de Cariacica iniciou na manhã desta segunda-feira (16) o cadastramento de pessoas protegidas pelas áreas de geomantas. A equipe abordou moradores de Nova Canaã, vizinhos da grande encosta onde o produto foi aplicado recentemente. A área sofria com erosão e deslizamentos de terra, na época das chuvas.

IMG_20160516_101556

Técnicos da Defesa Civil conversaram com moradores vizinhos à geomanta para saber como está o cotidiano depois da aplicação do produto



Na abordagem, os moradores tiveram espaço para relatarem o que mudou em seu cotidiano com a impermebialização feita em seus terrenos. O aposentado José Vicente de Souza, 77 anos, morador da avenida principal, foi o primeiro a ser visitado e relembrou as mudanças. "A geomanta nos dá tranquilidade. A gente sempre ficava apreensivo com essa encosta quando chovia. Agora, estamos mais tranquilos", citou.

IMG_20160516_105554

A aposentada Maria Ferreira da Costa está mais tranquila sendo vizinha da geomanta de Nova Canaã



Sua vizinha, a aposentada Maria Ferreira da Costa, 81, tem a mesma opinião. "Eu vi uma parte deste barranco atingir os quintais e algumas casas daqui do bairro em 2013. Foi algo terrível. Com a geomanta, quando chove ninguém mais tem medo. A Prefeitura fez um trabalho muito bonito e está de parabéns", sintetiza.

Mau uso

IMG_20160516_103202

Pedro Nunes relatou para a Defesa Civil que há atos de vandalismo na geomanta de Nova Canaã



Os técnicos da Defesa Civil registraram também denúncias relacionadas a vandalismo e mau uso. O pintor civil Pedro Nunes, 59, mora com a mãe na parte superior da geomanta e aponta que algumas áreas estão danificadas por rachaduras. "Há crianças e até adultos que insistem em fazer daqui uma plataforma para soltar pipas. O peso deles acaba por prejudicar a argamassa do produto. Sem contar em certos trechos da cerca de proteção que foram arrancados", aponta.

Segundo o coordenador operacional, Alexandre Ribeiro, o cadastramento servirá como base para futuras ações justamente contra esse tipo de situação. "Os moradores serão nossos parceiros, ao nos darem um retorno de quem está contribuindo para a conservação da geomanta. A partir desses relatos, poderemos punir os responsáveis com notificação e multa", explica.  Ele acrescentou que a preservação é necessária a fim de se evitar acidentes e danificação do material impermeabilizante, garantindo, assim, a durabilidade e a eficácia do procedimento. Por isso fica proibido jogar materiais perfurantes, sugar a encosta protegida ou fazer escavações, pois irá danificar o material. Caso contrário, o solo não ficará protegido da água das chuvas, podendo voltar a oferecer risco aos moradores que moram próximos à encosta. O morador que notar qualquer ato irregular nesses locais deve comunicar à Defesa Civil de Cariacica, por meio do telefone 3366-3417 ou 3366-3324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e também no 98831-6000 (plantão 24h da Defesa Civil de Cariacica). A denúncia pode ser anônima.

A previsão é que 60 famílias sejam entrevistadas. A geomanta em Nova Canaã, pelos dados da Defesa, beneficia a mais de seis mil pessoas.