Prefeitura de Cariacica estabelece parceria com Instituto Federal do ES

A Prefeitura e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cariacica, firmaram na manhã desta quinta (14), uma parceria para fomentar ainda mais o trabalho das instituições no desenvolvimento de projetos e iniciativas empreendedoras que visem gerar impactos positivos na economia local e regional. A assinatura do termo aconteceu na solenidade de abertura da jornada de seminários para alunos do curso técnico em Administração no auditório do instituto, em Itacibá.

O termo formaliza o trabalho que já vem sendo realizado pelas instituições em cooperação e estimula o fomento de iniciativas para a troca de conhecimentos nas dimensões institucional, econômica e ações com potencial para transformação social. A Coordenadora de Extensão do Ifes de Cariacica, Renata Gomes, explicou que por parte do instituto inclui os cursos de qualificação e o suporte técnico com os professores e alunos.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o diretor geral do Ifes, campus Cariacica, Lodovico Ortlieb Faria, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), Albuíno Azeredo Junior, o coordenador do curso técnico em Administração, Felipe Maia Lyrio e a gerente de Economia Solidária, Roberta Casagrande, assinaram o termo de parceria.

O prefeito enfatizou a possibilidade de ganhos para todos envolvidos na parceria. "Com esta parceria estamos criando a oportunidade de unir o conhecimento prático ao acadêmico. Este é o tipo de política pública que garante avanços para a sociedade e enriquecemos a formação acadêmica. O empreendedorismo social de Cariacica e os futuros profissionais que se formarão no IFES só têm a ganhar com isso", comentou Juninho.

O seminário, no qual foi assinado o termo de parceria, contou com a participação de empreendimentos da economia solidária de Cariacica, com a apresentação dos cases de sucesso: Grupo 7M, Casa Sol, Costumes Artes e Aproac. Cada palestra trouxe a experiencia em economia solidária para os produtos comercializados, como derivados da banana, artesanatos e reciclagem com metais. Acompanhando o tema do evento “Negócios sociais em Foco”, os representantes dos empreendimentos puderam reiterar o trabalho realizado para o desenvolvimento do setor, com o apoio da Prefeitura.

Os produtos da economia solidária e agricultura familiar local, artesanatos, trabalhos manuais e gêneros alimentícios ficaram expostos para comercialização durante todo o evento, na área externa do auditório.