Frequentador da Biblioteca Pública Municipal passa em dois concursos públicos

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas possui 112 usuários cadastrados. Em janeiro e fevereiro deste ano, 95 dos que compõem essa lista utilizaram todo o horário de expediente para estudar. O engenheiro civil e morador de Bela Aurora, Leonardo de Jesus Brito, foi um deles. Ele passou em 1º lugar para seu cargo no concurso da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e para professor de Matemática da rede estadual. No primeiro certame, a concorrência era alta: apenas duas vagas. Já no segundo, ele ficou entre os 41 primeiros colocados, dentro de um universo de 60 vagas.

Leonardo já se dedicava a concursos desde 2014, ano em que se formou em Engenharia Civil. Ainda que passasse em vários, nunca ficava dentro do número de vagas. Em dois que prestou para trabalhar em Rio Novo do Sul e Fundão, sua classificação foi, respectivamente, 6º e 2º. Seu esforço não foi suficiente. Ambos eram para o preenchimento de uma vaga.

Foi então que, em novembro de 2015, sua namorada, formada em Biblioteconomia, indicou a Madeira de Freitas para a realização do sonho profissional dele. A partir daí, Leonardo tornou-se usuário fixo do local e conseguiu alcançar o objetivo que havia traçado para sua vida.

IMG_6801 copiar

“Está muito difícil arrumar emprego na minha área e tive que correr atrás. Não possuo títulos, porém, fiz uma complementação pedagógica em Matemática para estar apto a assumir o cargo. Apesar de já ter materiais de estudo próprios, a biblioteca foi decisiva para o meu sucesso, pois contei com um ambiente sossegado, com silêncio e toda a comodidade de uma estrutura climatizada. Além disso, fui beneficiado por meio das pesquisas que realizei na internet, outro bom serviço da Madeira de Freitas. Estou muito feliz. Quando a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) convocar-me, tentarei conciliar as duas funções, devido à afinidade que tenho com elas", afirmou Leonardo Brito.

A Biblioteca Pública Municipal está em funcionamento há sete meses, com cerca de 300 atendimentos mensais e um total de mais de 1.400. A título de curiosidade, em janeiro e fevereiro de 2016, período de férias e feriados como o Carnaval, foram registrados 276 atendimentos.