Caminhadas contra o mosquito Aedes reúnem 550 alunos em Novo Brasil

Nesta segunda (14), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedita Cardoso da Silva, de Novo Brasil, promoveu duas caminhadas de conscientização pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Durante a manhã, ao som de gritos de guerra como “1, 2, 3, fora zika outra vez”, cerca de 300 alunos e 50 pais rodaram o quarteirão com faixas, cartazes e sacolas de lixo para coletar resíduos e entregaram folders informativos aos moradores. Os estudantes do 1º ao 5º ano caracterizaram-se do mosquito Aedes. Na parte da tarde, aproximadamente 250 estudantes participaram da marcha.

O tema tem sido trabalhado na Emef desde o início do ano letivo, por meio de pesquisas, exercícios e palestras. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Confira abaixo depoimentos de quem esteve presente à caminhada:

IMG_5659 copiar

“É ótimo alertar a comunidade para que ninguém sofra com as doenças provocadas pelo Aedes. Aqui em Novo Brasil, vários casos de dengue ocorreram devido a focos dentro das casas”, relata a estudante do 7º ano, Nathielly do Rosário Corrêa.

“É essencial que o conhecimento adquirido pelos alunos chegue até aos pais e vizinhos. Assim, eles saberão o que deve ser feito para que a dengue, chikungunya e zika não tomem conta do bairro”, diz o estudante do 7º ano, Mateus Henrique Alvarenga Faria.

“A iniciativa irá melhorar nosso cotidiano, pois teremos menos lixo no chão e, consequentemente, diminuiremos os riscos de contrairmos as doenças transmitidas pelo mosquito”, reflete a estudante do 7º ano, Giullieny Victória da Silva Serrano.

IMG_5655 copiar

“Eu achei muito boa a ação. Ajuda na conscientização das crianças, melhorando a limpeza da escola. Além disso, alguns pais precisam ouvir delas tudo o que aprenderam”, afirma a do lar e mãe do aluno especial do 1º ano, Kaique Souza Nascimento, Edna de Jesus Damasceno.

IMG_5664 copiar

“Achei legal para conscientizar os moradores e também para que os estudantes aprendam como cuidar do nosso bairro e prevenir essas doenças”, explica a auxiliar administrativo, Ranieli Falcão Rodrigues.