Secretaria de Educação e Polícia Rodoviária Federal em parceria pelo trânsito

Nesta sexta (11), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram o projeto “Festival Estudantil Temático de Trânsito” (Fetran), com uma formação voltada para professores de três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): Angelo Zani, de Mucuri; Oliveira Castro, de Itaquari e Terfina Rocha Ferreira, de Itacibá. Por meio dos eixos propostos pela PRF (conscientização, leitura de imagens, urbanidade, estatísticas e meios de transporte), os professores serão orientados a inserirem de modo mais eficiente e correto novas reflexões e conceitos pedagógicos em suas aulas.

O lançamento do Fetran aconteceu no auditório do Sest Senat Cariacica. No Espírito Santo, apenas três municípios irão desenvolver essa ação de âmbito nacional em parceria com a PRF: Cariacica; Serra e Venda Nova do Imigrante. Em um primeiro momento, somente três Emefs trabalharão o tema. Cada eixo será detalhado ao longo de um mês e beneficiará alunos dos três turnos (matutino, vespertino e noturno), incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Confira abaixo depoimentos de quem compareceu ao evento:

IMG_5557 copiar

“A PRF sente-se muito feliz por começar o projeto em Cariacica. Nasci em Campo Grande, minha família reside aqui e amo esse lugar. Acredito imensamente no poder da educação. Cariacica possui duas importantes vias, a BR-101 e a BR-262, que estão entre as 10 maiores em número de acidentes no País. O Brasil assinou um termo de compromisso com a Onu para reduzir em 50% o número da violência no trânsito. Nesse sentido, discutir o tema nas escolas soma às atividades dos professores e possibilita salvar vidas”, explica o superintendente da PRF do estado do Espírito Santo, Marcos Wiris Rainha.

IMG_5529 copiar

“Dependeremos muito da comunidade escolar e dos moradores das regiões envolvidas para o sucesso do projeto, mas também iremos provocar a Prefeitura como um todo. A Educação de Cariacica é muito participativa, tem muito conteúdo e é crítica. Tenho certeza de que alcançaremos resultados muito positivos através dessa parceria”, afirma o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior.

IMG_5535 copiar

“O projeto dentro da escola e a interdisciplinaridade do tema nas áreas de conhecimento são muito importantes, pois todos aprenderão juntos, tanto professores quanto estudantes. Com isso, há uma perspectiva de melhorias no trânsito do bairro e do município, no exercício da cidadania e na formação dos alunos”, diz o diretor da Emef Oliveira Castro, Lusiano Manoel Reis Feijó.

IMG_5568 copiar

“Nossos estudantes não possuem muitas informações sobre educação no trânsito, que são essenciais no cotidiano. Em frente à escola, existe uma rotatória e eles a atravessam de qualquer forma. É uma rua de grande movimento, onde passam caminhões e ônibus. Por meio do Fetran, iremos orientá-los e realizar simulações em parceria com a PRF”, pontua a pedagoga da Emef Angelo Zani, Elizângela Gonçalves.

IMG_5508 copiar

“Aprendi com o Fetran a formar futuros motoristas conscientes e a transformar suas atitudes para que salvem vidas. Por meio dessa iniciativa, os professores criam junto com os alunos jogos, maquetes, dramatizações, danças, enfim, tudo que retrate a segurança no trânsito”, relata a gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Josafá Aires da Costa, de Macapá (AP), Janayna Ramos.