Vila Prudêncio ganha aplicação de revsol em 10 ruas

A comunidade de Vila Prudêncio está em festa pela recuperação de 10 ruas. Elas receberam aplicação de revsol pela Gerência de Conservação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), proporcionando vias com melhores condições de uso, tanto por pedestres quanto por veículos. Os trabalhos duraram dois meses e otimizaram os aspectos das ruas Resplendor (na foto que abre esta matéria), Uberaba, Araxá, Sonho Lento, Raposo, Força Elétrica, Santo Antônio, Ouro Preto, Lagoa Santa e Visconde do Rio Branco. Todas elas estão no traçado da área superior do bairro. Agora, o acesso será facilitado.

rua Santo Antônio no bairro Vila Merlo foto de Marcelo Pereira

Rua Santo Antônio também recebeu revsol e agora está transitável



O assessor especial de engenharia e obras da Seminfra, Euclenir da Costa, explica que a intervenção não é definitiva. É um paliativo enquanto a rua não recebe obras de drenagem e pavimentação. "Fazemos esse trabalho em várias regiões do município, numa média de dois quilômetros de aplicação de revsol por mês. Já é um grande ganho para os moradores enquanto o projeto de pavimentação não pode ser executado no bairro", aponta.

merendeira Tânia Nascimento com seus netos na rua Araxá em Vila Prudêncio foto de divulgação

A merendeira Tânia Nascimento agora diz que seus netos podem brincar sem medo de cair em buracos na rua Araxá



Aquele cenário de fissuras no solo, valas abertas e buracos ficou no passado. A merendeira Tânia Nascimento, 53, que mora na rua Araxá, ficou satisfeita com a intervenção e com a nova faceta da via. "Ficarei mais de olho ainda nos meus netos porque a garotada, volta e meia, sai toda animada para correr e brincar na rua", comemora. Seu vizinho, o metalúrgico Jorge de Paula, 59, também elogiou o serviço. "Ainda não é a pavimentação definitiva mas já dá condições para que os carros possam transitar. Nós tínhamos muito problema de acesso. Agora, isso ficou para trás. Outro dia, uma ambulância do Samu conseguiu fazer o atendimento até a casa de um morador. No passado, teríamos que transportar o doente até a avenida principal do bairro", explica.

Revsol

O revsol é um produto obtido a partir do beneficiamento da escória resultante do processo de transformação de ferro gusa em aço. O resíduo é cedido gratuitamente pela empresa Arcelor Mittal.

O trabalho é executado em várias etapas. Primeiro, é necessário o patrolamento e a compactuação da via. Em seguida, a área é umedecida para receber a mistura de argila e revsol. Por fim, é feito o acabamento com a máquina rolo. A durabilidade pode chegar a até 4 anos.