Serviço voluntário em pauta nos dias 27 e 28

De acordo com as Organizações das Nações Unidas (Onu), “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos”. Mas especificamente que serviços ele realiza? Dentre os vários benefícios que trazem à sociedade, o voluntário luta pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e promove os direitos humanos, ajudando em situações de emergência, na melhoria das condições de saúde e na educação em prol da igualdade de gêneros. Para tanto, atuam em movimentos populares, governos, setor privado, agências da Onu e também em Organizações Não Governamentais (ONGs).

Nesse sentido, nesta sexta (27), a partir das 14h, representantes do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV)/Onu, do Programa Escola Aberta (Pea) e da Associação Empresarial de Cariacica (Aec) estarão presentes no auditório da ArcelorMittal Cariacica para participar do evento “A importância do voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Nesse encontro, haverá o lançamento do ícone do site da Prefeitura, que permitirá o cadastramento de voluntários, a apresentação dos serviços desenvolvidos por cada um desses órgãos na área, além de uma mesa redonda. A inscrição para o seminário deve ser confirmada pelo e-mail cps.seme@cariacica.es.gov.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3354-5832.

Já no sábado (28), a partir das 9h, ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Terfina Rocha Ferreira uma homenagem aos 24 voluntários do Programa Escola Aberta. O colégio fica situado à Rua Itaguaçu, s/n, em Itacibá. No mesmo dia, às 14h, acontecerá uma apresentação de congo na Sede do Congo Unidos da Boa Vista, no bairro Boa Vista, zona rural de Cariacica. Essa manifestação está disposta na meta 4.7 dos ODS, que garante a valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.