Setor cultural ganha mais dinamismo em Cariacica

A Prefeitura entende que o trabalho em rede é a chave do sucesso para democratizar informações, discutir e aprovar políticas públicas para o progresso do município. Dentro dessa dinâmica, foi criado o Sistema Municipal de Cultura de Cariacica (SMCC). A partir dele, serão estabelecidos pactos democráticos e permanentes entre sociedade civil e demais entes da federação para o exercício dos direitos e acesso aos bens e serviços culturais. Confira na íntegra o SMCC ao final da matéria (páginas 2 a 9).

O sistema foi instituído pela Lei Municipal nº 5.409/15. Dentre seus objetivos, ele busca nivelar o desenvolvimento cultural entre os bairros, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, realizar encontros, seminários e congressos na área de Educação Patrimonial e democratizar os processos decisórios. O SMCC é composto pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), pela Conferência Municipal de Cultura (CMC), pelo Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) e pelo Programa Municipal de Formação na Área da Cultura (Promfac).

“O Sistema Municipal de Cultura é de grande importância para o movimento cultural cariaciquense, pois será um instrumento de planejamento, coordenação, execução, supervisão e avaliação da política cultural de toda a cidade. Dessa forma, será possível garantir a capilaridade e dinamismo da função cultural em redes formadas pelo governo municipal e organizações da sociedade civil”, afirma o secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira.

Confira aqui o Sistema Municipal de Cultura de Cariacica.