Conselho Municipal da Juventude abre inscrições para novos conselheiros

As inscrições para novos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuc), biênio 2019-2021, que estavam sendo realizadas somente na Gerência da Juventude, no Centro Administrativo, agora poderão ser feitas online. O prazo também foi ampliado. Agora quem quiser integrar o Conselho tem até o próximo dia 23 para se inscrever.

Para cada um dos sete segmentos do Comjuc será escolhido um representante titular e um suplente. Entre os segmentos estão Jovens com Deficiência, Juventude Feminina,  Negra e LGBT.

No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar o formulário disponibilizado no Diário Oficial do último dia 12 - anexo I; original e cópia simples de documento oficial de identificação; comprovante de residência atualizado e declaração da respectiva entidade a que se pretende representar. Caso o candidato não represente uma entidade deverá comprovar atuação com juventude por meio de matérias de jornais de grande circulação.

O gerente da Juventude, Allyson Marcello Sant’Ana, explica que cabe ao conselheiro promover e participar de seminários, cursos, conferências, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas inerentes à juventude, propor a criação de canais de participação popular junto aos órgãos municipais voltados para o atendimento das questões relativas ao jovem, especialmente, com relação à educação, saúde, emprego, cidadania, violência entre outros.

“A participação do jovem nesse processo é importante para a representatividade da sociedade civil dentro do Comjuc. Queremos construir um conselho democrático onde a juventude possa sugerir políticas públicas de importância para o seu desenvolvimento pleno”, diz.

O planejamento, a coordenação e o acompanhamento do processo eleitoral são de competência da Comissão Eleitoral, composta por quatro membros. Cada inscrição será fiscalizada pela comissão que irá analisar a documentação e decidir sobre a habilitação.

Os conselheiros representantes da sociedade civil eleitos serão empossados, juntamente com os representantes do poder público, no mês de setembro em data a ser definida.

Clique aqui e confira o edital

Abaixo o formulário para inscrições online

Serviço

Processo eleitoral dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal da Juventude – Biênio 2019-2020 Inscrições: 12 a 23 de agosto.Online ou presencial, quem optar por fazer presencialmente deve entregar os documentos, juntamente com o formulário (anexo I), na Gerência de Juventude, localizada no Centro Administrativo, Av. Kleber Andrade, nº 05, Rio Branco, das 8h às 16h.

Vagas: 7 para representante titular de segmento e 7 para suplente do respectivo segmento.

Dúvidas: 3354-5505