‘Desafio Cariacica Saudável’ neste sábado no bairro Operário

Neste sábado (15), das 15h às 18h, o bairro Operário será contemplado com o projeto Desafio Cariacica Saudável. A ação será realizada na Praça dos Artistas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) que tem como objetivo a qualidade de vida da população por meio de orientações, atividades esportivas e de lazer. Em dezembro haverá a premiação da comunidade que alcançar o melhor resultado.

Além de estimular a prática de atividades físicas, o projeto visa detectar indicadores de saúde que irão auxiliar a Semesp a traçar metas e ações para reverter possíveis hábitos que prejudicam a qualidade de vida dos habitantes de Cariacica. Para participar, cada comunidade precisa se inscrever de segunda a sexta, das 8h às 17h, diretamente na Secretaria de Esporte (Semesp) ou pelo telefone 3354-5051. Não há data limite para o recebimento dos pedidos, porém, a quantidade será restrita à capacidade de atendimento.

IMG_0384 copiarO Desafio Cariacica Saudável começou no sábado (8), em Santa Bárbara e teve ampla aceitação da comunidade. Só entre crianças e adultos que participaram da aula de zumba, compareceram mais de 200 pessoas. Além da zumba, a Semesp ofereceu slackline, pista de skate intermitente e recreação infantil.

A equipe de professores e estagiários da Secretaria esteve presente avaliando os indicadores de saúde de 92 moradores do bairro e constatou que a maioria deles está acima do peso e com o Índice de Massa Corporal (IMC) oscilando entre o ideal e o sobrepeso. Com relação ao coração, a população de Santa Bárbara pode ficar despreocupada, pois a pressão arterial foi avaliada como normal, com baixa possibilidade de desenvolver doenças coronarianas.

Os colaboradores da Secretaria de Esporte retornarão à Santa Bárbara no dia 7 de novembro para reavaliação dos resultados. Confira abaixo o desempenho coletivo da saúde no bairro:

Massa Corporal

Normal = 28,30%
Acima do peso = 56,60%
Abaixo do peso = 15,10%

Índice de Massa Corporal (IMC)
Ideal = 30,18%
Sobrepeso = 32,09%
Obesidade = 22,64%
Subnutrição = 15,09%

Pressão Arterial (PA)
Normal = 73,58%