Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas é inaugurada

Nesta terça (11), ao som do grupo cariaciquense "João Vinicius e Banda", aconteceu a inauguração do novo espaço da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. A nova sede da Madeira de Freitas está situada na Rua Vale do Rio Doce, 34, em Campo Grande, ao lado da casa de shows Brasileirão. Durante sua história, ela passou por bairros como Jardim América, Itaquari e Campo Grande, porém, nunca teve um imóvel próprio. Trata-se de uma obra emblemática para a história de Cariacica, entregue à população no Dia do Estudante. A biblioteca foi um grande desafio para a atual administração. Em 2013, após uma visita ao local, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) encontrou mais de seis mil livros no chão, sem cuidado algum quanto ao acondicionamento.

Estiveram presentes pela manhã as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Stélida Dias, Antário Alexandre Theodoro Filho e Rosa da Penha. À tarde foi a vez das Emefs Ferdinando Santório e Talma Sarmento de Miranda conhecerem o ambiente. Durante o evento, duas secretarias ofereceram serviços aos visitantes: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e a Semcult.

A Semdec, por meio da Gerência de Fomento ao Turismo, levou para seu stand panfletos de divulgação dos circuitos turísticos do município. Já a subsecretaria de Meio Ambiente, trouxe a exposição fotográfica "As Belezas Naturais de Cariacica”, composta por 40 fotos nas categorias amador e escola. Além disso, ao final da solenidade, foram distribuídas mudas de plantas, além de folders explicativos sobre as ações da Educação Ambiental.

No estande da Semcult houve mostra de livros de autores beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conhecida como João Bananeira. Enquanto a programação seguia, Mic Miquéias, do Coletivo Aprender Cultura, produzia, na lateral da biblioteca, um painel de grafite com técnica de spray à mão livre. Ele retratou na parede o incentivo à leitura por meio de desenhos de crianças lendo e de livros voando, simbolizando a liberdade que o conhecimento leva à mente.

Participaram ainda da inauguração do novo espaço da Biblioteca Municipal: o Prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior; o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes; o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira; o Presidente da Câmara Municipal de Cariacica, Cesar Lucas; a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita Maia e o deputado estadual Marcos Bruno.

Confira abaixo depoimentos de pessoas presentes à solenidade:

IMG_1448 copiar

“É de suma importância que o município invista em bibliotecas. Precisamos que essa seja uma política permanente e que haja uma interação das bibliotecas escolares com a Biblioteca Municipal”, afirmou a bibliotecária da Emef Talma Sarmento de Miranda, Cleir Maria Lopes.

IMG_1451 copiar

“Acho importante a inauguração desse novo espaço, pois é uma forma de as pessoas, ainda que não estejam dentro do ambiente escolar, buscarem informações. Além disso, é um modo de incentivar a leitura e as pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento”, refletiu a professora de Geografia da Emef Rosa da Penha, Mônica Cevidanes do Nascimento Lopes.

IMG_1505 copiar

“Esse é um grande sonho realizado, pois Cariacica nunca teve um espaço digno para abrigar seu acervo literário. Mesmo diante de uma crise, com dificuldades financeiras, conseguimos, com muita economia, implantar a nossa Biblioteca Municipal, que será a casa do conhecimento de Cariacica”, disse o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira.

IMG_1495 copiar

“Tem muita gente que não tem a oportunidade ou disposição de ler livros. Com essa biblioteca, os estudantes e a população em geral terá acesso a conteúdos que irão ajudá-los a passar, por exemplo, em provas de vestibulares”, ponderou o aluno da Emef Rosa da Penha, Ramon Venturim Magesky.

IMG_1692 copiar

“A Biblioteca Pública deve ser viva, um espaço de convivência, ambiente a ser habitado, ser nossa casa, um local onde vamos construir as narrativas de Cariacica”, afirmou a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita Maia.

IMG_1814 copiar

“Queremos que aqui vire um ponto de encontro, uma casa de cultura da cidade de Cariacica. Não há melhor forma de celebrar a inauguração dessa biblioteca do que no Dia do Estudante. A educação abre portas e janelas para as pessoas, cria oportunidades para todos”, disse o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes.

“A Madeira de Freitas é uma oportunidade para disseminar o conhecimento para toda uma geração. Ela está sendo reinaugurada de forma digna para toda a população. Quem tem compromisso corre atrás e dá exemplo. O tempo passará e outras grandes obras serão feitas por meio do aprendizado adquirido neste local. Quero saudar a todos os estudantes neste dia tão especial. Esta é a casa de vocês. Aproveito a ocasião para dizer que também entregaremos o Centro Cultural, com a qualidade que os moradores de Cariacica merecem”, enfatizou o Prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior.

Confira a galeria de fotos do evento: