Proteção em área de risco traz tranquilidade aos moradores de Nova Canaã

Os moradores de Nova Canaã já estão aliviados quanto aos riscos de desabamento de terra devido à aplicação da geomanta, um composto de PVC que impermeabiliza o solo de encostas com risco de desabar. O serviço está na segunda etapa de instalação, mas a diferença já pode ser notada pela comunidade.




José Vicente Souza

O morador José Vicente Souza, 75 anos, comemora o fato de a comunidade não enfrentar mais as dificuldades de antes com deslizamentos de terra


"Moro aqui há quase 4o anos. Antes a encosta era perigosíssima oferecendo risco aos moradores que poderiam perder a vida com o deslizamentos que havia. Agora temos uma grande esperança com esse benefício", relata José Vicente Souza, de 75 anos.


O serviço teve início em maio deste ano. O primeiro passo foi a limpeza e regularização do solo para iniciar a instalação da geomanta. Nesta etapa inicia o procedimento de impermeabilização do terreno para evitar o deslizamento de terra.


A etapa seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento com uma argamassa. Por fim, pinta-se toda a superfície de verde para melhorar a aparência. O material tem proteção contra raios UVA e UVB.


Em Cariacica a geomanta já foi aplicada na rua Gabino Rios (Porto de Santana), numa área da avenida Clarício Alves Ribeiro (Itanguá) e também na rua Mariano Filho (Bandeirantes).


A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água, o encharcamento e possíveis deslizamentos de terra. Essa tecnologia já foi utilizada em outros pontos críticos da cidade e também na cidade do Recife (PE).


Cuidados
Após o serviço, a população deverá ter os seguintes cuidados: não caminhar sobre a área, não jogar materiais perfurantes, não sujar a encosta protegida ou fazer escavações, pois irá danificar o material. Portanto, os moradores não devem utilizar o espaço para fazer o descarte irregular de lixo e nem construir ou fazer ampliações das residências. Caso contrário, o solo não ficará protegido da água da chuva, podendo oferecer risco a moradores que moram próximo à encosta.


O morador que notar intervenções irregulares na área de proteção deve acionar a Defesa Civil, por meio dos telefones 3346-6111 e 3346-6112, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e também no 98831-6000 (plantão 24h da Defesa Civil de Cariacica) . A denúncia pode ser anônima.