Projeto da Emef Oliveira Castro incentiva pais e alunos a lerem mais

O cuidado com a educação deve começar nos lares. Pensando nisso, a professora Kezia Rocha Rodrigues Uchôa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, desenvolveu um projeto que incentiva pais e alunos a lerem mais: o "Conte Uma História Para Mim". A ação está sendo realizada desde o dia 24 de abril de 2015 com a turma do 3º ano vespertino.


Todas as sextas, as crianças escolhem os livros, levam para casa em uma maleta de leitura e devolvem na quarta da próxima semana. Juntamente com a maleta, os estudantes recebem um questionário para que respondam com seus pais questões relativas aos textos. Os alunos ficam tão ansiosos que a professora precisa realizar sorteios a cada devolução, a fim de promover um rodízio entre eles.


Essa foi apenas uma das iniciativas relacionadas à Literatura fomentada pela Emef Oliveira Castro em 2015. De fevereiro até abril, a bibliotecária Conceição Ferreira dos Santos e as professoras de Língua Portuguesa, Poliana Coan e Linda Mara da Penha Rodrigues, recompensaram os estudantes que mais frequentaram a biblioteca, pegaram livros emprestados e fizeram resenhas deles. As responsáveis pelo projeto tiveram o cuidado de indicar obras de acordo com o perfil de cada turma. Desse modo, a escola conseguiu conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e a democratização do conhecimento.


No dia 29 de junho, aconteceu a premiação dos 80 estudantes mais bem avaliados, além de apresentações de vídeos, músicas, declamações de poemas e uma peça de teatro baseada na obra “O lixo”. A vencedora foi Sulamita Silva Freitas. Respectivamente, os segundo, terceiro, quarto e quinto lugares foram: Thalita Silva Freitas, Stefany Riccelli, Raquel Anastácio de Lima e Luana Bastos Costa. Sulamita ganhou um tablet e os outros um livro. A partir do sexto colocado, o prêmio recebido foi um brinde simbólico.