Educação nutricional nas escolas de Cariacica com o 'Cozinha Brasil'

Nesta terça (30), começou o projeto “Cozinha Brasil” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, em Itaquari. Ele acontecerá até o dia 2 de julho e favorecerá cerca de 210 alunos. É a primeira ação da Unidade Móvel na Educação e, em outubro de 2015, haverá outro evento semelhante na Emef Eurides Gabriel, em Campo Belo. Ao fim de cada capacitação, todos os estudantes receberão apostilas com receitas.

Com a orientação de uma nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi), os alunos aprenderão a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, com cardápio farto e rico em nutrientes. Enquanto a profissional confecciona os pratos, os alunos irão degustá-los. Eles acompanharão todo o processo diretamente e também por meio de uma TV.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Marca Ambiental e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Desse modo, a Prefeitura pretende criar alternativas para erradicar a extrema pobreza e a fome, além de fornecer educação básica de qualidade para todos.

IMG_5702 copiar

A subsecretária de Assistência Social, Lourdes Bernadete Assis,  reforça o compromisso social da Prefeitura de Cariacica

“Conheci o projeto em 2013 e, no mesmo ano, realizamos o trabalho em dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Já em 2014, três Cras foram contemplados, além de algumas comunidades. Nos últimos anos, os treinamentos foram em cozinha fixa, porém, o curso de hoje é na unidade móvel. Devido ao compromisso que o município assumiu de cumprir até 2016 as oito metas da Agenda de Compromissos dos Objetivos do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), levei o projeto para os Cras e alguns diretores de escolas se interessaram em participar também”, afirmou a subsecretária de Assistência Social, Lourdes Bernadete Assis.

IMG_5698 copiar

O diretor da Emef Oliveira Castro, Lusiano Manoel Reis Feijó, destacou as oportunidades de aprendizado

“Uma iniciativa assim é super importante, pois além dos estudantes aprenderem a preparar pratos saudáveis e a compartilharem esse conhecimento com suas famílias, são trabalhados diversos temas de disciplinas de uma forma lúdica”, avaliou o diretor da Emef Oliveira Castro, Lusiano Manoel Reis Feijó.

IMG_5720 copiar

A estudante do 8º ano da Emef Oliveira Castro, Larissa Vitória, está ansiosa por novos aprendizados

“Minha mãe é chefe de cozinha. Já sei fazer vários pratos, mas o projeto será interessante para mim, pois aprenderei a desenvolver uma culinária mais saudável. Adoro cozinhar e aguardo com ansiedade o certificado que será entregue ao fim do curso”, disse a estudante do 8º ano da Emef Oliveira Castro, Larissa Vitória.