Projeto de paisagismo na Emef Padre Anthonius Lutes envolve alunos e docentes

Nesta segunda (29), os alunos do 2º ano D e do 4º e 5º anos do Programa Mais Educação participaram do projeto de paisagismo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anthonius Lutes, em Nova Esperança. Na sexta (26), as turmas do 2º e 3º anos B prepararam o solo e iniciaram o plantio de algumas mudas.


A ação começou em fevereiro de 2015 com aulas teóricas para os estudantes e está beneficiando aproximadamente 90 alunos no turno matutino, 200 no vespertino e 100 no noturno. A iniciativa partiu da pedagoga Marluce Pereira Barbosa, mas trata-se de um trabalho em equipe. Ela ministrou formações sobre o tema para professores que lecionam desde o 2º ano até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses profissionais, por sua vez, capacitaram as turmas para perceberem como o paisagismo poderia melhorar o ambiente escolar.


O diretor Hudson Douglas Rosa da Silva comprou as sementes e transportou a terra. Já a auxiliar de serviços gerais, aluna do EJA e moradora da comunidade, Lucia Helena Correa de Souza, ajudou no plantio e ficou responsável por molhar as plantas todos os dias pela manhã.


Foram feitas placas de advertência para evitar que nenhuma pessoa pise as mudas de plantas e, além disso, algumas das plantas foram envolvidas em pneus. Em uma segunda etapa, os pneus serão pintados e será montado um jardim suspenso. Os muros da Emef serão ornamentados com artes em grafite produzidas por profissionais do Programa Mais Educação.




IMG_5642 copiar

A pedagoga Marluce Pereira Barbosa junto aos alunos que realizam plantios em casa


“É muito importante a parceria entre a escola e a família e o aluno deve se sentir parte dos projetos do colégio, compartilhando os conhecimentos em sua casa. Temos tido esse retorno por parte deles. Vários estão fazendo o plantio em seus lares e aqueles que desprezavam a merenda escolar passaram a apreciá-la”, apontou a pedagoga Marluce Pereira Barbosa.




IMG_5632 copiar

O diretor da Emef Padre Anthonius Lutes, Hudson Douglas Rosa da Silva, vem participando ativamente da ação


“Tínhamos um espaço muito árido, sem planta alguma. Assim, a pedagoga Marluce veio com o projeto com o intuito de melhorar o ambiente. Conseguimos 14 sacos de terra adubada para realizar a ação. Ela deu a ideia de utilizar os pneus para proteger as plantas e eu comprei as mudas. Plantamos em seis áreas da escola até o momento. Os alunos gostaram e estão se envolvendo”, afirmou o diretor da Emef Padre Anthonius Lutes, Hudson Douglas Rosa da Silva.




IMG_5617 copiar

A auxiliar de serviços gerais, aluna do EJA e moradora da comunidade, Lucia Helena Correa de Souza, adora participar do projeto 


“As crianças estão colocando a mão na massa e colherão o que estão plantando. O melhor é que teremos alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. Estou colaborando com a iniciativa para proporcionar um ar mais puro e enfeitar a escola com essas belezas naturais. Na sexta (26), cheguei às 8h e fiquei aqui na Emef até às 19h30. Adoro mexer com terra”, disse a auxiliar de serviços gerais, aluna do EJA e moradora da comunidade, Lucia Helena Correa de Souza.