Escultura do personagem 'João Bananeira' é entregue em Centro Cultural

Nessa terça (23), aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella di Trento, em Campo Grande, a entrega de mais uma obra de arte com recursos da Lei João Bananeira. Trata-se de uma escultura de alumínio e fibra de vidro com revestimento em mosaico cerâmico, produzida pelo artista plástico Zuilton Ferreira. Ela retrata um ícone do município, o personagem João Bananeira, do congo de Roda D’água.

Na ocasião, aproximadamente 100 pessoas compareceram ao local para prestigiarem a escultura, visitarem as obras do Centro Cultural e assistirem a apresentação de bandas de congo de Cariacica. Dentre os presentes à solenidade estavam o prefeito municipal, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, membros do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), outros agentes públicos municipais e estaduais, representantes da Câmara Municipal e jornalistas.

O Centro Cultural Frei Civitella di Trento é o primeiro equipamento público de Cariacica com elevador e promete movimentar o cenário cultural da região. Ele fica situado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, ao lado do supermercado Carone. O centro possui 23 anos, porém, esta será a primeira obra de manutenção e conservação do patrimônio. A reinauguração do Civitella di Trento está prevista para o primeiro semestre de 2016.

IMG_4501 copiar

O artista plástico Zuilton Ferreira e sua obra: a escultura do personagem João Bananeira, do congo de Roda D’água

“Fico muito feliz pela Prefeitura estar inaugurando uma obra minha que representa um ícone de Cariacica, o personagem João Bananeira. Penso que a Lei Municipal de Incentivo à Cultura permite a democratização da produção artística. Espero que outras pessoas do segmento possam aproveitar esse direito para desenvolver trabalhos que venham exaltar o município e criar uma identificação com os moradores”, refletiu o artista plástico Zuilton Ferreira.

IMG_4424 copiar

O prefeito municipal, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, comentou sobre a importância evento

“Não adianta apenas termos recursos para executarmos projetos na área cultural se não contarmos com um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos. Por isso, vimos a necessidade de utilizarmos 100% do Fundo Municipal de Cultura para a construção do Centro Cultural”, afirmou o prefeito municipal Geraldo Luzia de Oliveira Júnior.

IMG_4384 copiar

O secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira, lembrou do processo de reintegração dos marginalizados à sociedade por meio da Arte e dos movimentos culturais

“Para mim, esta obra sempre foi um sonho. Eu acompanhei os primeiros rascunhos do projeto em 1989. Vi este espaço abandonado e, mesmo com a existência da Lei João Bananeira, não havia um local para os artistas exporem seus talentos. A partir de agora, também analisaremos quais são as maiores demandas na área social para que o público marginalizado de Cariacica possa ser inserido na Arte e nos movimentos culturais”, relatou o secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira.