Escultura do personagem 'João Bananeira' é entregue em Centro Cultural

Nessa terça (23), aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella di Trento, em Campo Grande, a entrega de mais uma obra de arte com recursos da Lei João Bananeira. Trata-se de uma escultura de alumínio e fibra de vidro com revestimento em mosaico cerâmico, produzida pelo artista plástico Zuilton Ferreira. Ela retrata um ícone do município, o personagem João Bananeira, do congo de Roda D’água. Na ocasião, aproximadamente 100 pessoas compareceram ao local para prestigiarem a escultura, visitarem as obras do Centro Cultural e assistirem a apresentação de bandas de congo de Cariacica. Dentre os presentes à solenidade estavam o prefeito municipal, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, membros do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), outros agentes públicos municipais e estaduais, representantes da Câmara Municipal e jornalistas. O Centro Cultural Frei Civitella di Trento é o primeiro equipamento público de Cariacica com elevador e promete movimentar o cenário cultural da região. Ele fica situado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, ao lado do supermercado Carone. O centro possui 23 anos, porém, esta será a primeira obra de manutenção e conservação do patrimônio. A reinauguração do Civitella di Trento está prevista para o primeiro semestre de 2016. “Não adianta apenas termos recursos para executarmos projetos na área cultural se não contarmos com um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos. Por isso, vimos a necessidade de utilizarmos 100% do Fundo Municipal de Cultura para a construção do Centro Cultural”, afirmou o prefeito municipal Geraldo Luzia de Oliveira Júnior. “Para mim, esta obra sempre foi um sonho. Eu acompanhei os primeiros rascunhos do projeto em 1989. Vi este espaço abandonado e, mesmo com a existência da Lei João Bananeira, não havia um local para os artistas exporem seus talentos. A partir de agora, também analisaremos quais são as maiores demandas na área social para que o público marginalizado de Cariacica possa ser inserido na Arte e nos movimentos culturais”, relatou o secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira.