Oficina de ‘Leitura de Imagem’ para professores de Artes

IMG_3393 copiar

A coordenadora do projeto Arte na Escola Clarice Suzuki e a professora Anamélia Bueno Buoro

"Uma imagem vale mais que mil palavras". Esse conhecimento popular foi foco de estudo de 80 professores de artes da rede municipal de ensino. Os profissionais participaram na quinta (18) da oficina de "Leitura de Imagem". A palestra aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O estudo é um projeto do instituto Arte na Escola executado em parceria com a Fundação Volkswagen. A palestra foi ministrada pela professora Anamélia Bueno Buoro.

"A  imagem 'tem um discurso visual'. Cada indivíduo interpreta a imagem de acordo com seu domínio sobre a leitura. O nosso objetivo é desenvolver as competências e habilidades dos professores para aprimorarem suas técnicas e a leitura visual no alunos".

A imagem começou a ser inserida nas escolas na década de 80. Os professores utilizavam imagens de artistas na grade curricular das aulas para ensinar essa leitura, depois disso surgiram várias teorias para o ensinamento da leitura de imagens.

Formação

As oficinas acontecem mensalmente sempre com uma temática diferente para acrescentar no currículo dos profissional dos professores segundo a coordenadora do projeto Arte na Escola Clarice Suzuki.

"Os professores de artes selecionados dão aulas para vários períodos, assim alunos de todas as idades serão contemplados. As palestras trazem um novo olhar sobre o trabalho já exercido por cada profissional nas salas de aula, possibilita a troca de informações e a aprendizagem de novas metodologias. Alguns professores já aplicam os conhecimentos adquiridos nas oficinas na sala de aula", afirma a coordenadora Clarice.