Flexal II recebe mutirão de serviços na Ação Integrada de Cidadania – Cariacica Cidadã

Moradores da região de Flexal II irão receber serviços gratuitos envolvendo atendimentos de saúde, cidadania e cultura na “Ação Integrada de Cidadania – Cariacica Cidadã”. O mutirão acontece no sábado (07), no Campo do Apolo, em Flexal II, das 8h às 14h. Por meio do evento, os poderes público municipal e estadual buscam fornecer opções que promovam a melhoria de vida da população residente em áreas de vulnerabilidade social.

Entre os serviços ofertados aos moradores estão a emissão de documentos, tais como, 1ª via da Carteira de Identidade, de Trabalho, CPF, foto 3x4e 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento; atendimento clínico geral e ginecológico (para realização de exame preventivo); encaminhamento para estágio e emprego; orientação jurídica, entre outras atividades.

Orientações
Para emitir a documentação, o usuário precisa ter acima de 14 anos. O atendimento será organizado por meio de distribuição de senhas. Não há previsão de números de consultas porque o tempo de cada atendimento é variável.

As ações na área de saúde serão ofertadas conforme a demanda, com exceção dos atendimentos médico, em que serão distribuídos 40 fichas para cada especialidade. Neste caso, é necessário que o morador leve um documento de identificação para ser atendido. Para alguns serviços, é importante a apresentação de um comprovante de residência. Os interessados em emitir documentos precisam levar a certidão de nascimento original.

A articulação do evento é do Governo Estadual em conjunto com a Prefeitura de Cariacica. A Ação Integrada pela Cidadania é promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e tem o objetivo de levar a oferta de serviços essenciais e gratuitos para a comunidade, com o foco na redução da criminalidade e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social.

Segundo a gerente de projetos especiais da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), Mariana Di Cavalcanti, aproximadamente 200 servidores municipais estarão atuando na ação.

As secretarias municipais envolvidas são: Serviços (Semserv), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Esportes (Semesp), Segurança Pública e Defesa Social (Semsep), Cultura (Semcult), Educação (Semu), Finanças (Semfi), Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), Cidadania e Trabalho (Semcit), Meio Ambiente (Semmam) e Comunicação (Semco).

Serviços disponíveis:

Serão distribuídas senhas na tenda da informação:

- Emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho;

- Emissão da 1ª via da Carteira de Identidade (RG);

- Emissão da 1ª via de CPF;

- Emissão de Foto 3x4.

Não é necessário senha

- Emissão de 2ª via das Certidões de Nascimento e Casamento;

- Teste rápido de glicose, aferição da pressão arterial e HIV;

- Distribuição de preservativos;

- Cartão do SUS;

- Oficinas de reciclagem e distribuição de mudas;

- Exames preventivos (serão distribuídas 40 fichas de atendimento);

- Clínico geral;

- Orientação jurídica;

- Orientação sobre CADUNICO, Bolsa Família, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar;

- Inscrição para estágio (Jovens Valores e CIEE);

- Proteção e Defesa do Consumidor – Orientações, denúncias e reclamações;

- Programa Empreendedor Individual, formação e registro de firmas individuais;

- Consultoria Contábil, formalização, emissão de DAS, Cadastro de Proposta do Nosso Crédito;

- Encaminhamento para emprego e cadastro para curso de qualificação;

- Corte de cabelo;

- Brincadeiras para a criançada;

- Cineminha Proerd;

- Distribuição de picolé, pipoca e algodão doce;

- Apresentações culturais, pintura facial, jogos pedagógicos, capoeira e entre outras.

Serviço:

Ação Integrada de Cidadania – Cariacica Cidadã
Quando: sábado (07), das 8h às 14h.
Onde: Campo do Apolo, Avenida Nossa Senhora da Penha, s/n°, Flexal II.
Informações: 3346-6137.