Parceria da Prefeitura e Senac oferece cursos profissionalizantes de graça

Terão início na segunda (15) os cursos de cabeleireiro assistente e de manicure e pedicure voltados aos moradores de Cariacica cadastrados na Agência do Trabalhador, em Campo Grande. As aulas serão ministradas na carreta-escola Moda e Beleza do Senac, estacionada em frente à prefeitura, no trevo de Alto Lage. Ao final do curso, os alunos serão encaminhados ao mercado de emprego pela Agência do Trabalhador.

Cada turma tem 16 alunos. As aulas de manicure e pedicure serão das 8h às 12h; e as de cabeleireiro assistente, das 13h às 17h, de segunda a sexta, com previsão de término em 10 e 24 de agosto, respectivamente. Outras duas turmas serão formadas em seguida. O agendamento de interessados nestes e em outros cursos futuros é feito na Agência do Trabalhador.
IMG_2476 copiar

Banco de dados

Segundo Joe Jerffson, gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Renda de Cariacica, a Agência do Trabalhador mantém um banco de dados capaz de apontar os cursos com maior demanda em Cariacica e, assim, firmar as parcerias necessárias. “Essas qualificações permitem ao munícipe entrar no mercado de trabalho ou abrir um negócio próprio. Buscamos parceiros no Sistema S, como Senac, Sebrae e Senai para concretizá-las”, salienta o gerente.

Oportunidade

IMG_2452 copiar“O brasileiro é o quarto povo no mundo que mais investe no quesito beleza”, analisa a gerente de Educação Profissional do Senac, Nívea Degasperi. Para a gerente, neste momento a formação profissional é a melhor opção para quem deseja driblar a crise econômica e a redução dos postos de trabalho no país. “O aluno pode gerar renda trabalhando até mesmo em casa ou indo até a residência da clientela”, ressalta.

IMG_2471 copiarSupervisão

A supervisora pedagógica do Senac, Juliana Oliveira, acompanhará o andamento dos cursos semanalmente, em Cariacica. De acordo com ela, os cursos são oferecidos a pessoas com renda per capta de até dois salários mínimos, por meio do programa Senac Gratuidade. Além dos ensinamentos práticos da profissão, os professores abordarão temas de relacionamento interpessoal e de postura profissional necessários aos formandos. A carreta-escola tem 36 metros quadrados de área útil e conta com equipamentos e infraestrutura necessários para a realização dos cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas do Senac.