'Trabalho, Justiça e Cidadania' nesta sexta nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 17ª Região (Amatra), irá desenvolver o projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC) nas escolas municipais. A abertura será na sexta (10), a partir das 10h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Melo Sobrinho, em Vila Palestina.

Inicialmente será realizada uma espécie de sensibilização dos professores e alunos. Eles serão convidados a participar do projeto e terão acesso às ideias principais dele. Os profissionais que aderirem irão receber uma formação para poderem discutir os temas de forma mais eficiente nas salas de aula. Essa capacitação acontecerá nos dias 24 e 25 de julho (sexta e sábado), das 8h às 18h, na sede da Amatra, que fica situada na Enseada do Suá, em Vitória/ES.

O TJC terá duração de cinco meses, indo até novembro de 2015. Por meio dele, alunos e professores terão acesso a noções básicas de ética e cidadania, direitos penais, da criança, do adolescente, do trabalho e do consumidor. Os objetivos da iniciativa são a conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, a integração do Judiciário com a sociedade e a promoção do exercício da cidadania.

É o terceiro ano em que a ação é implantada em Cariacica. No total serão 240 alunos e 33 professores envolvidos. O treinamento será ministrado por magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário.

Criado em 2004, o projeto Trabalho, Justiça e Cidadania é fruto da constatação da necessidade do conhecimento dos direitos básicos pelos cidadãos, garantidos pela Constituição Federal, assim como os direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça.

Serviço:

Abertura do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania"

Quando: Sexta (10)

Horário: A partir das 10h

Onde: Emef Manoel Melo Sobrinho - Rua Santa Fé, s/n, Vila Palestina.