Conferência discute direitos da criança e adolescente

IMG_7294 copiarA defesa dos direitos da criança e do adolescente esboçou o eixo central da Conferência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cariacica. A décima edição da Conferência reforça a garantia de implementar políticas públicas para fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes e articular as ações dos conselhos e entidades assistenciais.

Representantes da Casa dos Conselhos, colaboradores dos órgãos de proteção social, autoridades da administração executiva, membros do ministério público, além de adolescentes de escolas do município, participaram da Conferência nesta quinta (14) no auditório da E.E.E.F.M. Hunney Everest Piovessan. Promovendo uma discussão integrada, a conferência buscou identificar a validação das políticas públicas realizadas, avaliando a Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, além de fomentar programas destinados à infância e à adolescência.

Na opinião da Subsecretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lurdes Zanon, a máxima do debate incide no protagonismo das crianças e adolescentes para o controle social da efetivação dos seus direitos, trabalhando a convivência e o vínculo dos familiares. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, reforçou a relevância de se desenvolver uma rede estruturada para o planejamento de políticas públicas que garantam os direitos essenciais da criança e do adolescente com acesso à segurança, saúde, educação e lazer para um futuro digno.

IMG_7373 copiarA participação dos adolescentes na discussão das políticas públicas reforçou o trabalho integrado  que refletem no desenvolvimento de ações assistenciais do município a médio e longo prazos. Representante dos adolescentes na Conferência, o estudante Matheus Ferreira ressaltou a importância dos adolescentes conhecerem as normas que tangem as políticas, bem como os direitos previstos no plano. “Quem não busca o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”, completa Matheus.